quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Curiosidades Bíbicas: que são Evangelhos ?

Este é o primeiro de uma série de postagens que faremos sobre os Evangelhos. Gostaria de alertar que não tenho intenção de causar polêmicas com o conteúdo das postagens, como aconteceram com outras relacionados a assuntos bíblicos. O objetivo aqui é apenas levar ao conhecimento de nossos leitores sobre curosidades que envolvem os textos bíblicos, sem contudo, querer que sejam aceitos como verdades absolutas. Enfim, desejo evitar debates revestidos de fanatismos reigliosos.

"Evangelho" é uma palavra de origem grega que significa "boa notícia". Do ponto de vista da fé cristã, só há um evangelho: o de Jesus Cristo. Porque ele mesmo, o Filho de Deus encarnado na natureza humana (Jo 1.14) e autor da vida e da salvação (At 3.15 Hb 2.10 12.2), é a boa notícia que constitui o coração do Novo Testamento e fundamenta a pregação da Igreja desde os tempos apostólicos até os nossos dias.
 
Os Evangelhos são um gênero de literatura do cristianismo primitivo que contam a vida de Jesus, a fim de preservar Seus ensinamentos ou revelar aspectos da natureza de Deus

O desenvolvimento do Cânon do Novo Testamento deixou quatro evangelhos canônicos, que são aceitos como os únicos evangelhos autênticos para a maioria dos cristãos.

Entretanto, existem muitos outros evangelhos. Eles são conhecidos como apócrifos e foram escritos depois dos quatro evangelhos canônicos. Alguns destes evangelhos deixaram vestígios importantes na tradição cristã, incluindo a iconografia.

Os evangelhos são um género único na literatura universal. Não são meros relatos, mas também um convite à adesão ao cristianismo. A sua primeira intenção não é a biográfica. Apresentam Cristo como messias, filho de Deus e salvador da humanidade. Contém coleções de discursos, de parábolas e relatos, como o da paixão de Cristo (A Paixão de Cristo) e sua ressurreição.

O assunto relacionado de nossa próxima postagem serão os Evangelhos Sinóticos.
------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário