terça-feira, 13 de março de 2012

Curiosidades Religiosas:Interpretando a Árvore da Ciência do Bem e do Mal

No Jardim do Éden, Deus utilizou duas árvores com objetivos simbólicos: a "árvore da vida" e "a árvore da Ciência do Bem e do Mal". Não respeitar o decreto de Deus referente a esta última árvore teria resultado na queda do homem, ou seja,sua expulsão do paraíso.

A árvore da Ciência do Bem e do Mal é citada na Bíblia, nos capítulos iniciais do livro da Gênesis, correspondendo a um importante elemento da criação segundo a crença judaico-cristã. — Gên 2:9, 16, 17; 3:1-24.

Também conhecida como Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, ou simplesmente Árvore da Ciência, fazia parte do Jardim do Éden, tendo seus frutos sido proibidos ao homem por Deus. Segundo o mesmo relato, após ser interpelada pela serpente, a mulher (Eva), desobedecendo a ordem de Deus, come do fruto, oferecendo posteriormente ao homem (Adão), que também o come, provocando o que se chama de pecado original da humanidade.

A Árvore do Bem e do Mal figura na Bíblia como um simbolismo, em que  comer do seu fruto seria aceitar o pecado, enquanto que o não-fazê-lo seria o aceitar estar com Deus e desfrutar do paraíso eternamente.
Seguindo esse raciocínio, tem-se que o mal, na teoricamente, já existia – o pecado. Caso contrário, Deus não teria feito tais recomendações ao casal.

Outra curiosidade, com relação a esse relato, é o conhecimento da serpente sobre as consequencias que viriam ao se comer o fruto da árvore proibida. Estava configurada ali a figura da tentação pelo que é proibido, do certo e do errado.

Sob este ponto de vista, a desobediência do homem aos mandamentos de Deus foi o primeiro pecado oficial da humanidade. A serpente,por sua vez, que induz Eva a comer do fruto da árvore, seria simbolicamente a figura do mal e o fruto da árvore apenas seria a porta de entrada para que este mal entrasse também na vida do ser humano.

Mas, caso Eva não tivesse cedido a tentação da serpente, com certeza, você não estaria agora lendo esse artigo. Reflita se,afinal, o ato de Eva foi bom ou não.
------------------------------------------------------------------------------------ 
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore_da_Ci%C3%AAncia_do_Bem_e_do_Mal

Nenhum comentário:

Postar um comentário