sexta-feira, 16 de março de 2012

Curiosidades religiosas: O que seria o fruto proibido ?

Existem muitas interpretações para esse figura alegórica chamada de fruto proibido,citada no Livro Gênesis.
 
Mas o que seria o fruto proibido? O que a Bíblia quer dizer com esse termo?

Várias tradições fazem referências ao fruto proibido de diversas maneiras:
  • Símbolo de relações sexuais representadas por uma “maçã”;
  • como significando o reconhecimento do certo e do errado;
  • como conhecimento adquirido por se alcançar o amadurecimento por experiência;
  • símbolo do direito que o Criador do homem teria de especificar aos seres humanos o que é "bom" e o que é "mau", exigindo a prática do que é bom e a rejeição do que é mau, a fim de continuarem aprovados por Ele.
  • Como a ciência propriamente dita - com as descobertas científicas, o homem deixa seu estado natural de equilíbrio com a natureza e passa a ter que trabalhar para garantir a sua sobrevivência. No jardim do Éden o ser humano não precisava trabalhar; quando Deus expulsa o homem do Paraíso devido ao fato de Adão e Eva terem comido o fruto, ele os amaldiçoa afirmando que a partir daquele momento terão que trabalhar pelo seu sustento. Outra passagem do Gênesis que demonstra este fato é quando é afirmado que os filhos de Adão e Eva após a saída do Éden, Caim e Abel, eram, respectivamente, agricultor e pastor.
Alguns argumentam que em vista da ordem de ‘serem fecundos e tornarem-se muitos, e de encherem a terra’ (Gên 1:28), o fruto da árvore não poderia ser o símbolo de relações sexuais, visto que esta seria a única maneira de haver procriação. Haveria aí uma contradição.

Também há a argumentação de que não podia significar apenas a faculdade de reconhecer o certo e o errado, porque a obediência à ordem de Deus exigia esta discriminação moral. Seria uma outra contradição.

Quanto a referir-se ao conhecimento obtido ao atingir a madureza, argumenta-se que não seria pecado por parte do homem atingir este estágio, nem lógico que seu Criador o obrigasse a continuar imaturo. Argumentação bastante plausível.

Muitos simbolizam a maçã como o fruto proibido, mas não há relatos na Bíblia de que isso seja verdade.
-----------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário