segunda-feira, 20 de junho de 2011

Como saber se sou médium ?

Segundo o Livro dos Médiuns, médium é toda pessoa que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos e diz que essa faculdade é inerente ao homem e, por conseguinte, não constitui um privilégio exclusivo. Por isso, raras são as pessoas que não possuem alguns rudimentos dessa faculdade. Assim, pode-se concluir que todos nós somos mais ou menos médiuns.


Entretanto,usualmente, são chamados de médiuns aqueles que recebem manifestações ostensivas dos Espíritos, e, em que a faculdade citada são bem caracterizadas e de efeitos patentes. 


A única forma de sabermos se temos ou não mediunidade ostensiva é nos colocando como servidores sinceros da causa de Jesus. Ou seja, deveremos primeiro fazer parte da equipe de trabalhadores de uma casa espírita e lá, através dos estudos sérios e da disciplina interior, procurarmos entender antes as nuanças do contato com os Espíritos. 


Allan Kardec diz, no O Livro dos Médiuns, que não se deve nunca iniciar um trabalho de intercâmbio espiritual sem estudar a mediunidade. Existem algumas pessoas que sentem influências dos Espíritos, em diversos graus de intensidade, como já o dissemos acima, e acham que, por isso, estão prontas para trabalhar nesse campo. 


Muitas pessoas, geralmente, não aceitam a idéia de que precisam se instruir cada vez mais, para desenvolver seus dons e vão às casas espíritas para trabalhar com mediunidade, e, se não a aceitam naquela, buscam outra, e assim permanecem por toda a vida.
-------------------------------
Fonte: O Livro dos Médiuns, Cap. XIV
          http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/prg-004.html