domingo, 8 de janeiro de 2017

Curiosidades: Quando a Bíblia foi dividida em capítulos e versículos?



A Bíblia é o livro mais lido de todos os tempos e campeã em edições e traduzida para todos os idiomas conhecidos. Inicialmente a Bíblia era um conjunto de rolos de papiros escritos em vários idiomas ou dialetos, tais como o hebraico, grego etc. Era de difícil manuseio e só alguns poucos tinham conhecimentos para lê-la e manuseá-la.

Por volta do fim do século IV e início do século V, São Jerônimo foi incumbido pelo Papa Dâmaso de fazer a tradução da Bíblia para o latim, ficando essa tradução conhecida como VULGATA. O objetivo do Papa Dâmaso era tornar a Bíblia mais popular (daí o nome VULGATA, que quer dizer popularizar), pois o latim era, na época a língua universal. Mesmo assim, as dificuldades para a leitura e interpretação Bíblica continuava apresentando dificuldades. Para sanar tais dificuldades, a Bíblia foi dividida em capítulos no século XIII (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França.
 
Inicialmente o Antigo Testamento foi dividido em versículos pelos massoretas, estudiosos judeus das Sagradas Escrituras. Foram os massoretas que entre os séculos IX e X, primeiro dividiram o texto hebraico (do Antigo Testamento) em versículos.

Até meados do século XVI, as Bíblias eram publicadas somente em capítulos, como por exemplo, a Bíblia traduzida para o alemão por Lutero, por volta de 1530. No ano de 1551, Robert d’Etiénne, impressor francês, influenciado pelas técnicas dos massoretas, dividiu o Novo Testamento em versículos.

Por volta de 1560, na Suíça, foi publicada a primeira Bíblia já constando integralmente a divisão de capítulos e versículos – ficou conhecida como a Bíblia de Genebra. Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pelos capítulos e versículos vendo nisto grande utilidade para a memorização, localização e comparação de passagens bíblicas. Em 1681, foi elaborada , em Português, a primeira edição do Novo Testamento de João Ferreira de Almeida, publicada com a divisão de capítulos e versículos.
---------------------------------------------------------------------------