sábado, 21 de maio de 2011

É normal que nos Centros Espíritas haja imagens de "preto-velho" ou qualquer tipo de imagens e quadros?

Esse é um questionamento típico de quem tem pouca informação sobre a Doutrina Espírita. Recentemente publicamos algumas postagens sobre esse tipo de desinformação entre o Espiritismo e os cultos afro-brasileiro, comumente chamados de   candomblé ou  umbanda.


O grande mérito da Doutrina Espírita é que esta direciona o homem em busca do entendimento de si mesmo, libertando-o da ignorância das coisas materiais e revelando-lhe, através de provas irrecsáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e sua relações com o mundo material.


O Espiritismo não utiliza imagens ou adota qualquer tipo de idolatia. As imagens de qualquer natureza denotam o apego do homem à idolatria e aos costumes de suas antigas crenças. Não faz sentido existir imagens em centros espíritas, quer sejam de pretos-velhos, Nossa Senhora ou Jesus, quer sejam quadros de Espíritos benfeitores como comumente se vê. A casa que acolhe esse costume com naturalidade, certamente está ainda sob o jugo do atraso. Falta-lhe o hábito do estudo libertador. 


Se ainda se observa a prática de imagens em Centros Espíritas, este costume certamente advêm do catolicismo que ainda impregna a consciência da maioria dos espíritas. Por isso, comumente se vê em alguns centros esíritas, quadros dos grandes luminares do Movimento Espírita, alguns ainda encarnados, o que denota uma condição de fanatismo e idolatria, não compartilhado pela Doutrina Espírita.
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Fonte: http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/prg-009.html, com adaptações.
               O Evangelho Segundo o Espiritismo.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Porquê alguns contestam o caráter religioso e Cristão do Espiritismo ?

Em recente post, abordamos o tríplice aspecto da Doutrina Espirita, espcialmente o aspecto religioso, em que fica claro que o Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos, baseada nos ensinamentos de Cristo. 


Outro ponto que reforça o caráter religioso e cristão da Doutrina encontra-se no Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo VI, item 5: "Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo. Todas as verdades se encontram no Cristianismo; os erros que nele se enraizaram são de origem humana...".


Há ainda um comentário de Allan Kardec, no capítulo XVII, item 4, que resume esta polêmica a zero: "O Espiritismo não cria uma nova moral, mas facilita aos homens a compreensão e a prática da moral do Cristo ao dar uma fé sólida e esclarecimento aos que duvidam ou vacilam". 


Rejeitar o caráter cristão do Espiritismo é rejeitar toda a essência da doutrina, que é a mesma da doutrina de Jesus. Os intelectuais, de um maneira geral, rejeitam secularmente a religião ou tudo o que se envolve com ela, pois julgam que tais instituições são castradoras da liberdade. Mas, no caso de intelectuais espíritas, tal atitude é incompreensível. Os ensinamentos dos Espíritos superiores resume a questão, dizendo que o Espiritismo não só é cristão, como é o próprio Cristianismo que ressurge mais forte, trabalhando com a racionalidade, ampliando o conhecimento do homem e endereçando o mesmo ao entendimento de si mesmo.
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Fonte: http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/prg-009.html, com adaptações 

Como é a hierarquia do movimento espírita? Qem é o líder do Espiritismo no mundo e no Brasil ? Como o movimento faz para se defender de seitas que se intitulam espíritas e que não seguem o kardecismo?

O Espiritismo existe no mundo desde tempos imemoriais, mas como Doutrina tem pouco mais de 150 anos. No Espiritismo não existe um líder supremo, como existe na Igreja Católica, no Islamismo, no Budismo e na maioria das religiões. 


No Movimento Espírita todos são livres para praticarem o Espiritismo, servindo os livros da Codificação como guia religioso e moral para os praticantes. Todos possuem livre arbítrio, portanto, cabe a cada um a responsabilidade do uso dos conhecimentos e faculdades espirituais.


Essa falta de liderança central, por um lado tem vantagens, mas apresenta também seus problemas. A liberdade excessiva e a falta de compromisso com alguma coisa superior, levou ao enfraquecimento das práticas, dando origem a distorções, condutas e pensamentos que envolvem os adeptos da Doutrina Espírita.


Os espíritas nada fazem para se defender daqueles que se intitulam "espíritas", sem o ser. Na maioria das vezes, esperam que o tempo resolva o problema ou freqüentemente nem se importam com isso.
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http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/prg-009.html, com adaptações