sexta-feira, 13 de maio de 2011

Como o Espiritismo interpreta o culto do Candomblé?

O Espiritismo respeita todas as religiões e todos os credos, inclusive o Candomblé(1). 
Candomblé é uma religião panteísta onde se cultuam os orixás. Sendo de origem totêmica e familiar, é uma das religiões afro-brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo do santo, mas também em outros países como UruguaiArgentinaVenezuela,ColômbiaPanamáMéxicoAlemanhaItáliaPortugal e Espanha.
Cada nação africana tem como base, o culto a um único orixá. A junção dos cultos é um fenômeno exclusivamente brasileiro em decorrência da importação de escravos onde, agrupados nas senzalas nomeavam um zelador de santo também conhecido como babalorixá no caso dos homens e yalorixá no caso das mulheres.
A religião que tem por base a anima (alma) da Natureza, sendo portanto chamada de anímica, foi desenvolvida no Brasil com o conhecimento dos sacerdotes africanos que foram escravizados e trazidos da África para o Brasil, juntamente com seusOrixás/Inquices/Voduns, sua cultura, e seu idioma, entre 1549 e 1888.
O Candomblé é um culto africano, que tem, portanto, a crença em alguns deuses chamados por eles de "orixás". Essas divindades seriam, por um lado, ligadas à natureza e por outro aos homens.


Praticantes seculares do mediunismo, os negros adeptos do Candomblé, não aceitavam e não aceitam ainda hoje, a "incorporação" em seus médiuns de Espíritos de "mortos". Para eles, as incorporações são todas, de suas divindades (orixás). No Candomblé um Espírito errante é chamado de "egum". Portanto, nos terreiros de Candomblé, só se manifestam mediunicamente as divindades chamadas de "orixás".


O Panteão Africano constitui-se basicamente por sete Orixás Maiores e ainda por muitos Orixás Menores. Os primeiros, são voltados para o lado mais divino da obra de Deus. Os últimos, são mais ligados à própria criatura humana.


Os "orixás", ao presidirem a própria natureza através de seus agentes, trariam em si características de personalidade que os ligariam a determinados estados evolutivos da espécie humana. A vibração provocada pelo tipo de personalidade de um certo indivíduo, vai colocá-lo sob a influência de determinado "Orixá". 


Diz-se, então, que ele é oriundo daquela faixa psíquica, ou como fazem no Candomblé, que ele é "filho de Santo". 


Essa crença nada tem a ver com Espiritismo.


(1) No Brasil a palavra candomblé é sinônimo de religião africana; mas, originalmente, Candomblé é uma palavra africana que significa "dança". O Candomblé propriamente dito, é uma dança e, depois, passou a designar o Culto dos Orixás .
--------------------------------------------------
Fonte: http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/prg-009.html
               http://pt.wikipedia.org/wiki/Candombl%C3%A9

Nenhum comentário:

Postar um comentário