quinta-feira, 21 de abril de 2011

Em que consiste o aspecto filosófico do Espiritismo?

Dando continuidade a postagem anterior, em que vimos o aspecto científico do Espiritismos, veremos agora o aspecto filosófico da Doutrina.

Allan Kardec, logo na folha de rosto de O livro dos Espíritos, a primeira obra do Espiritismo, destaca, classificando a nova doutrina de Filosofia Espiritualista.

Ao concluir essa mesma obra, Kardec, entfatiza: "Falsíssima idéia formaria do Espiritismo quem julgasse que a sua força lhe vem das manifestações materiais e que, portanto, obstando-se a tais manifestações, se lhe terá minado a base. Sua força está na sua filosofia, no apelo que dirige à razão, ao bom senso(...)".

E continua: "De fato, o(...) Espiritismo é uma doutrina essencialmente filosófica, embora seus princípios sejam comprovados experimentalmente, o que lhe confere também o caráter coentífico. Quando o Homem pergunta, interroga, cogita, quer saber o "como" e o "porque" das coisas, dos fatos, dos acontecimentos, nasce a FILOSOFIA, que mostra o que são as coisas e porque são as coisas o que são.".

Em verdade, o Homem quer justificar-se a si mesmo e ao mundo em que vive, ao qual reage e do qual recebe contínuos impactos, procura copreender como as coisas e os fatos se ordenam, em suma, deseja conhecer sempre mais e mais.

O caráter filos[ofico do Espiritismo está, portanto, no estudo que faz do Homem, sobretudo Espírito, de seus problemas, de sua origem, de sua destinação. Esse estudo leva ao conhecimento do mecanismo das relações dos Homens que vivem na Terra com aqueles que já se despediram dela, temporariamente, pela morte, estabelecendo as bases desse permanente relacionamento, e demonstra a existência, inquestionável, de algo que tudo cria e tudo comanda, inteligentemente - DEUS.

Definindo as responsabilidade do Espírito - quando encarnado (alma) e também do desencarnado, o Espiritismo é Filosofia, uma regra moral de vida e comportamento para os seres da Criação, dotados de sentimento, razão e consciência.
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Fonte: Livro Estudo Sistemático da Doutrina Espírita, Módulo I,Roteiro 3

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Em que consiste o aspecto cientifico do Espiritismo?

Jose Velasco, nosso leitor na Argentina, leu em postagem recente em que dizíamos que a Doutrina Espírita, possui três aspectos diferentes, entre os quais o aspecto cientifico. Ele discorda, dizendo que não vê nada de cientifico na Doutrina Espírita. Tentaremos aqui justificar nossa afirmativa e satisfazer nosso leitor.

Inicialmente cabe dizer que, em sentido amplo, ciência (do latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado em um método cientifico, assim também é denominado o conhecimento organizado conseguido através de tal pesquisa. Cabe ressaltar que existem dois ramos do conhecimento científico: a ciência experimental, e a ciência aplicada, que é a aplicação da pesquisa científica a necessidades humanas específicas, embora as duas estejam intimamente interconectadas.

A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona. Refere-se tanto a:
  • Investigação racional ou estudo da natureza, direcionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico – um processo de avaliar o conhecimento empírico;
  • O corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas.
Em resumo, ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico.É claro que existem muitas outras considerações a serem ditas sobre o que seja ciência, mas não nos alongaremos aqui, pois que não é este nosso objetivo.

Feitas estas considerações voltaremos ao que seja o aspecto cientifico da Doutrina Espírita. Cabe dizer que nenhuma ciência existe que haja saída pronta da cabeça de um homem e que todas, sem exceção, são fruto de observações precedentes, como em um ponto conhecido, para se chegar ao desconhecido. Assim, foi com a Doutrina Espírita.

Os fatos ou fenômenos espíritas são a substância da Ciência Espírita, cujo objeto é o estudo e conhecimento desses fenômenos, para fixação das leis que os regem. Eles constituem o meio de comunicação entre o mundo material e o mundo espiritual.

No dizer de Allan Kardec, o caráter científico deflui de que "O Espiritismo, pois, não estabelece como princípio absoluto senão o que o que se acha evidentemente demonstrado, ou o que ressalta logicamente da observação (...) Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará."".

Sendo assim, a Ciência Espírita se classifica entre as ciências positivas ou experimentais e se utiliza do método analítico ou indutivo, porque observa e examina os fenômenos mediúnicos, faz experiências e os comprova.
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Fonte: Livro Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, Programa Fundamental, Tomo I, Roteiro 3
 

terça-feira, 19 de abril de 2011

Você sabia que os Anjos...

...se dividem em três grandes hierarquias ou principados ?
Segundo a Igreja, através do Concílio de Latrão e com base nos Pais da Igreja e os teólogos, os anjos se dividem em três grandes hierarquias ou principados, subdivindindo-se em cada hierarquia, por sua vez, em tres companhias ou coros. Segundo essa divisão, os da mais alta hierarquia são designados de acordo com as funções que exercem no céu. Vejamos cada uma dessas hierarquias.

PRIMEIRA HIERARQUIA

SERAFINS - são os mais dedicados a DEUS. O nome "seraph" deriva do hebreu e significa "queimar completamente". Segundo o conceito hebraico, o Serafim não é apenas um ser que "queima", mas "que se consome" no amor ao Sumo Bem, que é o nosso DEUS Altíssimo.Na Sagrada Escritura os Santos Anjos Serafins aparecem somente uma única vez, na visão de Isaias: (Is 6,1-2) 

QUERUBINS - são conhecidos por refletirem a luminosidade da Divina Sabedoria. Nas Sagradas Escrituras o nome dos Santos Anjos Querubins são os mais citados, aparecendo cerca de 80 vezes nos diversos livros. São também os Querubins os seres misteriosos que Ezequiel descreve na visão que teve, no momento de sua vocação: (Ez 10,12).

Quando Moisés recebeu as prescrições sobre a Arca da Aliança, onde o SENHOR habitou, o trono Divino foi colocado entre dois Querubins: (Ex 25,8-9.18-19). Estas considerações atestam que os Querubins são conhecedores dos Mistérios Divinos. 

TRONOS -  proclamam a grandeza do Criador e cujo brilho fazem resplandecer. Acolhem em si a Grandeza do CRIADOR e a transmitem aos Santos Anjos de graus inferiores. São chamados "Sedes Dei" (Sede de DEUS). Em síntese, os Tronos são aqueles Santos Anjos que apresentam aos Coros inferiores, o esplendor da Divina Onipotência.


SEGUNDA HIERARQUIA

Já os anjos da segunda hierarquia recebem nomes condizentes com as atividades que lhes são atribuídas no governo geral do Universo. São os Santos Anjos que dirigem os Planos da Eterna Sabedoria, comunicando aqueles projetos aos Anjos da Terceira Hierarquia, que vigiam o comportamento da humanidade. Eles são responsáveis pelos acontecimentos no Universo. Esta Hierarquia é formada pelos seguintes Coros de Anjos: Dominações, Potestades e Virtudes. Vejamos.

DOMINAÇÕES - determinam aos anjos de classes inferiores suas missões e deveres. São aqueles da alta nobreza celeste. Para caracteriza-los com ênfase, São Gregório escreveu: 
"Algumas fileiras do exército angélico chamam-se Dominações, porque os restantes lhe são submissos, ou seja, lhe são obedientes". São enviados por DEUS a missões mais relevantes e também, são incluídos entre os Santos Anjos que exercem a "função de Ministro de DEUS".

VIRTUDES - promovem os prodígios reclamados pelos grandes interesses da Igreja e do gênero humano. As atribuições dos Santos Anjos deste Coro, são semelhantes aquelas dos Santos Anjos do Coro Potestades, porque também eles transmitem aquilo que deve ser feito pelos outros Anjos, mas sobretudo, auxiliam no sentido de que as coisas sejam realizadas de modo perfeito. Assim, eles também têm a missão de remover os obstáculos que querem interferir no perfeito cumprimento das ordens do CRIADOR. São considerados Anjos fortes e viris. Quem sofre de fraquezas físicas ou espirituais, deve invocar por meio de orações, o auxílio e a proteção de um Santo Anjo do Coro das Virtudes.

POTÊNCIAS OU POTESTADES - protegem por sua força e vigilância as leis que regem o mundo físico e moral. É o Coro Angélico formado pelos Santos Anjos que transmitem aquilo que deve ser feito, cuidando de modo especial da "forma" ou "maneira" como devem ser feitas as coisas. Também são os Condutores da ordem sagrada. Pelo fato de transmitirem o poder que recebem de DEUS, são espíritos de alta concentração, alcançando um grau elevado de contemplação ao CRIADOR. 


TERCEIRA HIERARQUIA

Finalmente, os anjos da Terceira hierarquia têm por missão a direção das sociedades e das pessoas. É formada pelos Santos Anjos que executam as ordens do Altíssimo. Eles estão mais próximos de nós e conhecem a fundo a natureza de cada pessoa que devem assistir, a fim de poderem cumprir com exatidão a Vontade Divina: insinuando, avisando ou castigando, conforme o caso. Esta Hierarquia é formada pelos: Principados, Arcanjos e Anjos. Vejamos.

PRINCIPADOS - encarregados de reinos, províncias e dioceses.Os Santos Anjos deste Coro são guias dos mensageiros Divinos. Não são enviados a missões modestas, ao contrário, são enviados a príncipes, reis, províncias, Dioceses, de conformidade com o honroso título de seu Coro.No livro de Daniel são também apresentados como protetores de povos: (Dn 10,13) Significa dizer, que são aqueles Anjos que levam as instruções e os avisos Divinos, ao conhecimento dos povos que lhe são confiados.Porém, quando esses mesmos povos recusam aceitar as mensagens do SENHOR, os Principados transformam-se em Anjos Vingadores, e derramam as taças da ira Divina sobre eles, de forma a reconduzi-los através do castigo e da dor, de volta ao DEUS de Amor e Misericórdia que eles abandonaram propositalmente.

ARCANJOS - transmitem as mensagens de alta importância, e os Anjos da Guarda, que acompanham as criaturas a fim de velarem pela sua segurança e santificação. A ordem tradicional dos Coros Angélicos coloca os "Arcanjos" entre os "Principados" e os "Anjos". Pelas funções que desempenha, acreditamos que ele deve estar colocado no mais alto Coro dos Santos Anjos. Gabriel também é chamado de Arcanjo, e da mesma maneira que Miguel, através das páginas da Sagrada Escritura, vê-se que é conhecedor dos mais profundos Mistérios de DEUS, inclusive foi Gabriel quem Anunciou a MARIA que Ela estava cheia de graças e tinha sido escolhida pelo CRIADOR, para MÃE DE DEUS. Por outro lado, também Rafael é denominado pela Igreja como um Arcanjo.

A respeito de Rafael, no Livro de Tobias, ele mesmo confirma que está diante de DEUS:"Eu sou Rafael, um dos sete Anjos que estão sempre presentes e tem acesso junto à Glória do SENHOR".(Tb12,15)

ANJOS OU ANJOS DA GUARDA - que acompanham as criaturas a fim de velarem pela sua segurança e santificação. Os Santos Anjos recebem as ordens dos Coros superiores e as executam. Outro aspecto que não pode ser esquecido, é o fato de que os Santos Anjos, guardadas as devidas proporções, estão mais perto da humanidade e por assim dizer, convivendo conosco e prestando um serviço silencioso mas de valor incomensurável à cada pessoa. 

O CRIADOR inspirou o escritor sagrado no Livro Êxodo, da Bíblia Sagrada: "Eis que envio um Anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que tenho preparado para ti. Respeita a sua presença e observa a sua voz, e não lhe sejas rebelde, porque não perdoará a vossa transgressão, pois nele está o Meu Nome. Mas se escutares fielmente a sua voz e fizeres o que te disser, então serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários". (Ex 23,20-22)

Segundo os doutores da Igreja, sendo a Terra apenas um átomo comparada ao firmamento e às imensas regiões do espaço, forçoso é admitir que o número dos habitantes do ar e do céu é muito superior ao dos homens.
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Fonte: Livro O Céu e o Inferno, Primeira Parte, Cap. VIII
            http://www.cot.org.br/igreja/hierarquia-dos-anjos.php
            http://pt.wikipedia.org/wiki/Anjo
            http://www.barbacena.com.br/~adriane/anjohier.htm
            http://www.ceismael.com.br/artigo/anjos-e-demonios.htm