sexta-feira, 25 de março de 2011

PORQUE A MAIORIA DAS PESSOAS SÓ SE TORNAM ESPÍRITAS DEPOIS DE GRANDES SOFRIMENTOS ?

É fato notório que os sofrimentos fragilizam as pessoas que, diante deles, buscam o consolo e o esclarecimento para seus males. Esgotados os recursos terrenos e a fé em doutrinas materialistas ilusórias e irracionais, chegam a total descrença, revoltando-se com Deus por seus próprios males. 

O Espiritismo proporciona uma nova visão, diferente das doutrinas materialistas, provando para aqueles que negam ou duvidam, que a alma existe, é eterna e que sobrevive ao corpo. Explica que sobre ela recaem as consequências de seus atos, que a reencarnação é a prova da justiça divina ante às aflições, entre tantos outros fundamentos esclarecedores. 


Essas explicações abrandam as amarguras e os desgostos da vida, acalma os desesperados e as agitações da alma, dissipa as incertezas e os temores do futuro. Por isso consola e torna felizes aqueles que nele ingressam e acreditam. Aí está o grande segredo da fácil aceitação ante os sofrimentos.

Fornecendo uma explicação racional para as causas de tudo, o homem que sofre descobre que depende de si não sofrer mais, e que de acordo com sua semeadura terá boa ou má colheita. Trabalha, portanto, para sua felicidade, entendendo quem é, de onde veio e para onde vai. Isso o torna senhor do seu próprio destino.

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quarta-feira, 23 de março de 2011

O Perispírito na visão da Doutrina Espírita

Essa postagem tem como objetivo abordar o tema Perispírito segundo a ótica de Divaldo Franco e das suas afirmações:

“ A aura das crianças índigo projecta tonalidade azul-violácea, o que denota o nível de sua evolução. Quanto mais o Espírito é evoluído, mais o seu corpo espiritual (perispírito) também o é! "


Vejamos algumas afirmações retiradas de “A Génese” de Allan Kardec :

Capítulo I – Item 39 – “O Espiritismo experimental estudou as propriedades dos fluidos espirituais e a ação deles sobre a matéria. Demonstrou a existência do perispírito, suspeitado desde a antiguidade e designado por S. Paulo sob o nome de corpo espiritual, isto é, corpo fluídico da alma, depois da destruição do corpo tangível. Sabe-se hoje que esse invólucro é inseparável da alma, forma um dos elementos constitutivos do ser humano, é o veículo da transmissão do pensamento e, durante a vida do corpo, serve de laço entre o Espírito e a matéria. O perispírito representa importantíssimo papel no organismo e numa multidão de afecções, que se ligam à fisiologia, assim como à psicologia. (pp.32, 33)

Capítulo XI – Item 18 – Quando o Espírito tem de encarnar num corpo humano em vias de formação, um laço fluídico, que mais não é do que uma expansão do seu perispírito, o liga ao gérmen que o atrai por uma força irresistível, desde o momento da concepção. À medida que o gérmen se desenvolve, o laço se encurta. Sob a influência do princípio vito-material do gérmen, o perispírito, que possui certas propriedades da matéria, se une, molécula a molécula, ao corpo em formação, donde o poder dizer-se que o Espírito, por intermédio do seu perispírito, se enraíza, de certa maneira, nesse gérmen, como uma planta na terra. Quando o gérmen chega ao seu pleno desenvolvimento, completa é a união; nasce então o ser para a vida exterior. (pág. 214)

Capítulo XIV - Item 9 - A natureza do envoltório fluídico está sempre em relação com o grau de adiantamento moral do Espírito. Os Espíritos inferiores não podem mudar de envoltório a seu bel-prazer, pelo que não podem passar, à vontade, de um mundo para outro. Alguns há, portanto, cujo envoltório fluídico, se bem que etéreo e imponderável com relação à matéria tangível, ainda é por demais pesado, se assim nos podemos exprimir, com relação ao mundo espiritual, para não permitir que eles saiam do meio que lhes é próprio. Nessa categoria se devem incluir aqueles cujo perispírito é tão grosseiro, que eles o confundem com o corpo carnal, razão por que continuam a crer-se vivos. Esses Espíritos, cujo número é avultado, permanecem na superfície da Terra, como os encarnados, julgando-se entregues às suas ocupações terrenas. Outros um pouco mais desmaterializados não o são, contudo, suficientemente, para se elevarem acima das regiões terrestres.

Os Espíritos superiores, ao contrário, podem vir aos mundos inferiores, e, até, encarnar neles. Tiram, dos elementos constitutivos do mundo onde entram, os materiais para a formação do envoltório fluídico ou carnal apropriado ao meio em que se encontrem. Fazem como o nobre que despe temporariamente suas vestes, para envergar os trajes plebeus, sem deixar por isso de ser nobre. É assim que os Espíritos da categoria mais elevada podem manifestar-se aos habitantes da Terra ou encarnar em missão entre estes. Tais Espíritos trazem consigo, não o invólucro, mas a lembrança, por intuição, das regiões donde vieram e que, em pensamento, eles vêem. São videntes entre cegos." pp.277/8

As obras da codificação Espírita são sempre recurso indispensável, quando um novo tema surge na sociedade e não queremos apenas "acreditar". A doutrina espírita não serve só para aliviar e consolar, mas para informar e esclarecer.

Quanto aos pequeninos é nossa a responsabilidade de orientá-los, compreendendo-os e amando-os, pois pelas leis da Reencarnação, a eles caberá o papel de o fazer connosco no futuro.
"Todos os bens e todos os males que depositarmos no espírito da criança ser-nos-ão devolvidos"
Emmanuel "Livro da Esperança" psicografado por Francisco Cândido Xavier
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Fonte: http://ideiaespirita.blogspot.com/

terça-feira, 22 de março de 2011

OS ESPÍRITOS PODEM REALIZAR CIRURGIAS OU TRATAMENTOS DE CURA ATRAVÉS DE MÉDIUNS ?

O título dessa postagem reflete um dos questionamentos mais frequentes com relação ao poder de cura mediúnica. 

De acordo com a Doutrina Espírita o funcionamento do organismo humano está subordinado a uma direção espiritual, uma vez que a saúde ou a enfermidade reflete o panorama interior do Espírito. Disso se conclui que a alma retém todos os recursos curadores definitivos.
 

Todas as pessoas são dotadas de uma energia, um magnetismo ou fluído natural, específico, denominado fluído vital. É o princípio da vida material e pode ser de melhor ou pior qualidade dependendo da ação de nosso pensamento sobre ele. Tal fluido tem a capacidade de atuar na intimidade celular, alterando as estruturas moleculares. Fazendo parte da estrutura orgânica do ser, pode ser doado ou recebido por intermédio da nossa vontade. 

Você com certeza já ouviu falar de pessoas que têm a capacidade de secar uma planta ou adoecer uma criança através de um simples olhar mal intencionado. Outros nos dão a sensação de bem estar apenas nos tocando ou olhando, ou vice-versa. São fenômenos naturais da emanação do fluido vital e fonte de muito conhecimento ainda obscuro no campo da ciência oficial.
 

Tal fluido, então, vindo do médium, pode ter sua capacidade voltada para a cura, quando auxiliado por um bom Espírito. Ambos podem dar-lhe um determinado fim que o faz adquirir propriedades novas, facultando-lhe a possibilidade de substituir moléculas doentes por sadias, proporcionando assim a cura das enfermidades físicas. Desta forma é que ocorrem as cirurgias ou tratamentos espirituais, que se utilizam destes fluidos com capacidade curadora através das qualidades morais que lhe são impostas.
 

Tais procedimentos podem ser realizados pela simples imposição das mãos, ou simplesmente do pensamento dirigido ao enfermo. As práticas de cura mediúnica em que são utilizados instrumentos de corte e ou receitas não são recomendados, inclusive pela ilegitimidade legal das mesmas em nossa sociedade. Estas, muitas vezes legítimas, têm apenas a finalidade de promover ou despertar a atenção dos incrédulos acerca dos fenômenos espirituais.

Assim, uma grande força fluídica, aliada à soma das qualidades morais de quem a utiliza, pode operar verdadeiros prodígios sobre as enfermidades, ressaltando que a ocorrência destes está ligada ao merecimento e a fé dos enfermos, como bem diz Lucas: "E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz" - (Lucas 8.48).


Da mesma forma, conforme nos é relatado pelo Livro dos Atos, Paulo fazia milagres: "E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os Espíritos malignos se retiravam" - (Atos, 19 - 11, 12).
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sexta-feira, 18 de março de 2011

O que são Homem Integral, Corpo Material, Alma e Perispírito ?

O título desta postagem, traz algumas questões cruciais para o entendimento da visão do ser humano segundo a Doutrina Espírita, que nos diz que o homem é constituído por um corpo material alma ou ser imaterial e o perispírito. Essa, então, é a constituição do Homem Integral.

Vejamos então essas figuras, na Doutrina Espírita, mas especificamente segundo o Livro dos Espíritos.
O corpo material serve de envoltório da alma ou espírito em cada uma das reencarnações para que a alma possa realizar o seu aprendizado, afim de evoluir. O corpo material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital, ou seja, nesse ponto homem e animais são iguais.
 
Segundo a doutrina, o corpo pode existir sem a alma, já que antes do nascimento essa união ainda não é definitiva. Isso pode acontecer, obviamente no caso de morte do corpo, que se dá quando a alma abandona o corpo, cessando então a animação do corpo (Livro dos Espíritos, Parte 2, Cap. II)
 
A alma ou ser imaterial, que é o espírito encarnado no corpo, ou seja, o princípio inteligente que dá animação ao corpo. Assim, o corpo nada mais é que o envoltório da alma ou espírito em cada uma das reencarnações para que a alma possa realizar o seu aprendizado, afim de evoluir. Pode-se dizer também, que o Espírito é o corpo mental do homem.

Segundo a doutrina, a Alma ou  Espírito, pode existir sem o corpo, visto que é ele quem dá animação, dá vida ao corpo. É também denominado de "Princípio Inteligente". A Alma pertence ao mundo espiritual, que , segundo a Doutrina, é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo (Livro dos Espíritos, Introdução, ítem VI). 

A Alma não morre nunca e é ligado ao corpo, pelo chamado princípio intermediário, também conhecido como  Perispírito, cordão fluídico, que veremos a seguir.

Segundo o Livro dos Espíritos, é a substância fluídica que envolve o Espírito, assaz vaporosa o que lhe permite elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira (Livro dos Espíritos, Parte 2, Cap. I).

Essa substância tem forma determinada de acordo com a vontade do espírito e pode ser perceptível, quer em sonhos, quer no estado de vigília.

Ainda, segundo o Livro dos Espíritos, os perispíritos são formados a partir do fluido cósmico universal do mundo em que se encontram, por isso não são idênticos em todos os mundos. Quando os espíritos vêm ao nosso mundo tomam um perispírito mais grosseiro. Passando de um mundo para outro, mudam de envoltório, como o homem que muda de roupa. Pode-se dizer que o Perispírito é o corpo espiritual do homem, o corpo astral.

Há mundos onde o Espírito, deixando de revestir corpos materiais só possui como envoltório o perispírito e este é tão etéreo que para nós é como se não existisse (esse é o estado dos espíritos puros) (Livro dos Espíritos, Parte 2, Cap. IV).
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Fonte: Livro dos Espíritos
            http://ideiaespirita.blogspot.com

OS ANIMAIS POSSUEM ESPÍRITO ?

Segundo o Livro dos Espíritos, os Espíritos Superiores declararam a Kardec que, embora os animais não tenham alma semelhante à dos seres humanos, eles possuem um princípio espiritual e que, pouco tempo depois do desencarne, voltam à experiência terrena para um novo aprendizado no caminho ainda incipiente da evolução. Espíritos especializados nessa tarefa recebem-nos e fazem-nos reencarnar, na mesma ou noutra espécie, até que esse princípio inteligente, no decorrer dos tempos, possa atingir o estado hominal.

Os animais só possuem a inteligência da vida material, suficientes para sua sobrevivência; não possuem a inteligência moral, que caracteriza os seres humanos.
 
Os animais não possuem as dores morais como os homens, apenas dores físicas, pois ainda não têm consciência de si para praticarem o mal e, por isso, sofrerem as leis de causa e efeito. Servem-lhe no dizer de Emmanuel “de passaporte para mais amplos recursos nos domínios da evolução."( Animais e Sofrimento)

Dos cuidados, da afeição e do carinho que lhes dedicamos durante anos de convívio, correspondidos por sinais de afeto em relação aos donos, resta a saudade que nos deixam os nossos animais domésticos.
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Fontes: http://ideiaespirita.blogspot.com/search/label/animais, 
                  Livro dos Espíritos, questões 600 a 606a