quarta-feira, 28 de março de 2012

Qual a posição da Doutrina Espírita quanto a doação de órgãos?

Esse é um procedimento muito recente na medicina moderna  e a Doutrina Espírita não define padrões para o comportamento dos seus seguidores, concernentes a doação de órgãos.

No entanto, adverte para o perigo da eutanásia, no caso da doação de órgãos vitais e com morte encefálica; e de que essa doação deveria ser espontânea e com anterior trabalho de desapego material, sem o qual tal atitude poderá ser dolorosa para o doador.

Ademais, deve-se sempre ter em mente, que o despreendimento do perispírito do corpo material leva algum tempo para se concretizar. Estima-se em três dias tal acontecimento, o que, se observado, acaba por inviabilizar a doação de órgãos vitais, como o coração, na opinião deste blogger.

Entretanto, isso não significa que não se possa efetuar a doação de órgãos,que é também,um ato máximo de caridade e amor ao próximo. Mas, para isso é preciso que haja certeza absoluta da morte clínica do doador. Principalmente quando tratar-se de morte encefálica ou outras de perda da vida fulminantes.

Portanto, o assunto requer estudos mais aprofundados e discernimento de todos nós.
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sábado, 24 de março de 2012

Curiosidades Bíblicas: Você sabe o que é Pentecostes e o que significa para os cristãos?

Pentecostes (em grego antigo πεντηκοστή [ἡμέρα], pentekostē [hēmera], "o quinquagésimo [dia]") é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus

Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os cristāos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém

Segundo a Bíblia nos Atos dos Apóstolos relatam que, cinqüenta dias após a páscoa da ressurreição, no dia de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em uma sala em Jerusalém e ali receberam o Espírito Santo, que os impeliu a pregar aos judeus provenientes de muitas nações. Para grande admiração, os discípulos são compreendidos nas várias línguas maternas dos presentes. Vários povos são citados: partos, medos, elamitas e habitantes da Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, da Líbia, de Roma, Creta e da Arábia. A partir desse momento, a Igreja primitiva começa a sua obra missionária de evangelização do mundo. 

O dia de Pentecostes é considerado por muitos como o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.
           Wikipedia

quarta-feira, 21 de março de 2012

O que é Reforma Íntima e como realizá-la?

Um dos termos mais usuais na Doutrina Espírita é REFORMA INTIMA, a ponto de ser praticamente uma identidade para aqueles que são adeptos do Espiritismo.

Nos núcleos de estudos espíritas, os freqüentadores mais antigos e principalmente os palestrantes espíritas estão tão acostumados com o termo que raras vezes lembram que o mesmo pode ser desconhecido para os recém chegados, criando dúvida. A resposta a essa dúvida real motivou o texto abaixo.

Mas, o que vem a ser REFORMA ÍNTIMA?

Reforma íntima é a reforma do nosso eu e se dá no nosso íntimo. É a mudança para melhor, procurando elevar-se na condição humana deixando de ser egocêntrico (que se considera o centro do universo) e se tornando altruísta. É trocar atitudes erradas por atitudes corretas, erros por acertos que um dia se tornarão virtudes.

Aqui cabe uma nova pergunta. Porquê se fala tanto da necessidade de reforma íntima, no meio espírita?

No texto Os Bons Espíritas, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec diz: “Reconhece-se o verdadeiro espírita por sua transformação moral e pelo esforço que faz para dominar suas más inclinações”. Ora, para vencer as más inclinações, deve-se trocar o errado pelo correto, isso é reforma íntima e é o objetivo de todos que se consideram espíritas.

Qual a melhor maneira de realizar a reforma íntima?

No Evangelho Segundo o Espiritismo, Santo Agostinho nos dá uma pista, dizendo que o método utilizado por ele era, ao chegar a noite, repassar mentalmente os fatos ocorridos durante o dia e se perguntar se não teria feito mal a alguém, se fez todo o bem que poderia ter feito e assim definir novos padrões de conduta para si.
O Exemplo de Santo Agostinho, que era estudioso de Platão e Sócrates, reflete uma frase escrita em uma parede reservada do templo grego de Delfos: “Conhece-te a ti mesmo”.

Das diversas formas de se conhecer a si mesmo, talvez a descrita acima não lhe agrade tanto, vamos citar outra, proferida por Divaldo Franco em uma de suas palestras mais ou menos nesses termos:

(…) Anote os erros que você tem e já percebe. Faça uma lista (“aquele que se julga infalível está bem próximo de cometer uma falha.”). Escolha um desses erros para trabalhar (combater) durante a semana e vá combatendo um a um até que não mais existam e você possa enxergar outros”.

A base para a reforma íntima é o auto-conhecimento, quanto mais nos conhecermos maiores as chances de sucesso.
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Fonte: http://www.espiritismobr.com.br/index.php/o-que-reforma-ntima-e-qual-a-melhor-maneira-de-realiz-la/, com adaptações.     
          O Evangelho Segundo o Espiritismo, item 4, capítulo XVII

sexta-feira, 16 de março de 2012

Curiosidades religiosas: O que seria o fruto proibido ?

Existem muitas interpretações para esse figura alegórica chamada de fruto proibido,citada no Livro Gênesis.
 
Mas o que seria o fruto proibido? O que a Bíblia quer dizer com esse termo?

Várias tradições fazem referências ao fruto proibido de diversas maneiras:
  • Símbolo de relações sexuais representadas por uma “maçã”;
  • como significando o reconhecimento do certo e do errado;
  • como conhecimento adquirido por se alcançar o amadurecimento por experiência;
  • símbolo do direito que o Criador do homem teria de especificar aos seres humanos o que é "bom" e o que é "mau", exigindo a prática do que é bom e a rejeição do que é mau, a fim de continuarem aprovados por Ele.
  • Como a ciência propriamente dita - com as descobertas científicas, o homem deixa seu estado natural de equilíbrio com a natureza e passa a ter que trabalhar para garantir a sua sobrevivência. No jardim do Éden o ser humano não precisava trabalhar; quando Deus expulsa o homem do Paraíso devido ao fato de Adão e Eva terem comido o fruto, ele os amaldiçoa afirmando que a partir daquele momento terão que trabalhar pelo seu sustento. Outra passagem do Gênesis que demonstra este fato é quando é afirmado que os filhos de Adão e Eva após a saída do Éden, Caim e Abel, eram, respectivamente, agricultor e pastor.
Alguns argumentam que em vista da ordem de ‘serem fecundos e tornarem-se muitos, e de encherem a terra’ (Gên 1:28), o fruto da árvore não poderia ser o símbolo de relações sexuais, visto que esta seria a única maneira de haver procriação. Haveria aí uma contradição.

Também há a argumentação de que não podia significar apenas a faculdade de reconhecer o certo e o errado, porque a obediência à ordem de Deus exigia esta discriminação moral. Seria uma outra contradição.

Quanto a referir-se ao conhecimento obtido ao atingir a madureza, argumenta-se que não seria pecado por parte do homem atingir este estágio, nem lógico que seu Criador o obrigasse a continuar imaturo. Argumentação bastante plausível.

Muitos simbolizam a maçã como o fruto proibido, mas não há relatos na Bíblia de que isso seja verdade.
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terça-feira, 13 de março de 2012

Curiosidades Religiosas:Interpretando a Árvore da Ciência do Bem e do Mal

No Jardim do Éden, Deus utilizou duas árvores com objetivos simbólicos: a "árvore da vida" e "a árvore da Ciência do Bem e do Mal". Não respeitar o decreto de Deus referente a esta última árvore teria resultado na queda do homem, ou seja,sua expulsão do paraíso.

A árvore da Ciência do Bem e do Mal é citada na Bíblia, nos capítulos iniciais do livro da Gênesis, correspondendo a um importante elemento da criação segundo a crença judaico-cristã. — Gên 2:9, 16, 17; 3:1-24.

Também conhecida como Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, ou simplesmente Árvore da Ciência, fazia parte do Jardim do Éden, tendo seus frutos sido proibidos ao homem por Deus. Segundo o mesmo relato, após ser interpelada pela serpente, a mulher (Eva), desobedecendo a ordem de Deus, come do fruto, oferecendo posteriormente ao homem (Adão), que também o come, provocando o que se chama de pecado original da humanidade.

A Árvore do Bem e do Mal figura na Bíblia como um simbolismo, em que  comer do seu fruto seria aceitar o pecado, enquanto que o não-fazê-lo seria o aceitar estar com Deus e desfrutar do paraíso eternamente.
Seguindo esse raciocínio, tem-se que o mal, na teoricamente, já existia – o pecado. Caso contrário, Deus não teria feito tais recomendações ao casal.

Outra curiosidade, com relação a esse relato, é o conhecimento da serpente sobre as consequencias que viriam ao se comer o fruto da árvore proibida. Estava configurada ali a figura da tentação pelo que é proibido, do certo e do errado.

Sob este ponto de vista, a desobediência do homem aos mandamentos de Deus foi o primeiro pecado oficial da humanidade. A serpente,por sua vez, que induz Eva a comer do fruto da árvore, seria simbolicamente a figura do mal e o fruto da árvore apenas seria a porta de entrada para que este mal entrasse também na vida do ser humano.

Mas, caso Eva não tivesse cedido a tentação da serpente, com certeza, você não estaria agora lendo esse artigo. Reflita se,afinal, o ato de Eva foi bom ou não.
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Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore_da_Ci%C3%AAncia_do_Bem_e_do_Mal