A Semana Santa, o Sábado de Aleluia, a
Sexta-Feira da Paixão, o Domingo de Páscoa, são eventos e feriados relacionados
ao catolicismo. Portanto, para a Doutrina Espírita, esses eventos não existem
(embora nossas crianças não consigam ficar sem o chocolate, pela forte
influência da mídia cada vez mais consumista no aproveitamento da data).
Devemos respeitar nossos irmãos católicos. A Doutrina Espírita é livre e deve ser praticada livremente, sem qualquer tipo de vinculação com outras práticas, o que não significa dizer que estamos desrespeitando o sacrifício do Mestre em prol da Humanidade. Preferimos sim, ficar com seus exemplos, inclusive o da imortalidade, do que ficar a reviver a tragédia a que foi levado pela precipitação humana.
Situação idêntica ocorre na chamada época da quaresma quando nossos irmãos católicos, se privam de comer carnes de origem animal. Essa também é uma prática católica que nada tem a ver com o espiritismo. São práticas de outras religiões, que respeitamos muito, mas não adotamos, sendo absolutamente incoerente com o espírita e prática dos Centros Espíritas, qualquer influência que modifique sua programação ou proposta de vida.
Nada a opor ou qualquer atitude de crítica a práticas que julgamos extremamente importantes no entendimento católico e para as quais direcionamos nosso maior respeito e apreço.
Os espíritas veem com muito respeito a dedicação e a profunda fé católica que se mostram com toda sua força durante os feriados da chamada Semana Santa e é claro, nas demais atividades brasileiras que o Catolicismo desenvolve.
Portanto, para os espíritas a Sexta-feira Santa é um dia normal, como todas as outras, embora reconhecendo a importância dela para os católicos. Para os espíritas não há procedimento algum para os dias desses feriados, pois Senhor não está Morto, nem nunca morreu, pois que Jesus vive e trabalha em prol da Humanidade.
----------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: http://marcoaureliorocha5.blogspot.com.br/2011/03/semana-santa-visao-espirita.html, com adaptações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário