quarta-feira, 13 de julho de 2011

O que vem a ser ideoplastia ?

Essa é uma pergunta interessante e foi efetuada por uma leitora da Colombia, que diz ter visto este termo ligado a fenômenos paranormais e deseja saber como o Espiritismo trata desses fenômenos.

O vocábulo "ideoplastia" foi criado pelo Dr. Durand de Gros,em 1860, para designar os principais caracteres da sugestibilidade e mais tarde, em 1864, o Dr. Ochorowicz o empregou para designar os efeitos da sugestão e da auto sugestão, quando ela faculta a realização fisiológica de uma idéia, como acontece nos casos da estigmatização.

Algum tempo depois, por volta de 1912, o Professor Richet o propôs, a partir de experiências por ele realizadas com duas médiuns, que assumiram as feições nítidas e incontestáveis de retratos e desenhos a elas mostradas anteriormente. Concluiu ele, que tal fato deveu-se a que a matéria viva exteriorizada é plasmada pela idéia. Vem daí a a significação do termo "ideoplastia" aplicado aos fenômenos de materialização mediúnica.

Cabe dizer, que este é um fenômenos que acontece com frequência nos centros espiritas onde trabalham médiuns que possuem um desenvolvimento mais acentuado.


Então, em resposta a nossa leitora, podemos dizer que a "ideoplastia" é um fenômeno de transfiguração que pode acontecer durante as manifestações dos Espíritos, principalmente quando a influência do desencarnado é muito intensa junto ao campo psicossomático do médium. Nesses casos o médium poderá assumir algumas feições do espírito comunicante, recebendo esse fenômeno o nome de ideoplastia.
------------------------------------------------
Fonte: http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/prg-004.html
             http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/ciencia/ideoplastia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário