O Papa é o Administrador, da talvez, mais antiga e maior organização secular existente; uma gigantesca transnacional e multiracial, com representações no mundo todo. Essa organização gigantesca, burocrática, tem uma hierarquia rígida, semelhante a hierarquia militar. É uma tarefa herculea administrar essa gigantesca máquina presente no mundo inteiro e em lugares inimaginaveis.
Acredita-se que existam hoje mais de 2,0 milhões de católicos no mundo todo, que juntamente com as demais ramificações cristãs,dão ao Cristianismo o título de maior religião do mundo, embora não seja a que mais cresce. O número de fiéis cristãos equivale a um terço da população mundial.
Não é fácil se tornar um Papa. Para chegar lá, é preciso muita força política para ser o escolhido, pois o Papa é eleito por um Colégio de Cardeais, e seu posto é vitalício. Seu cargo eclesiástico é chamado de Sumo Pontífice, e o tratamento a ele efetuado pelos demais Cardeais, e até mesmo autoridades, é Sua Santidade. O Papa também é o Chefe de Estado da Cidade do Vaticano,uma cidade-estado soberana, enclavada em Roma, chamada de "Santa Sé, por esse motivo, tem o status de Chefe de Estado,ao ser recebido nos diversos países por onde passa.
O primeiro Papa foi São Pedro, que segundo a Igreja Católica foi escolhido por Jesus para ser o "pastor" e "rocha" da Igreja.
Assim como São Pedro que dirigia o Colégio dos Apóstolos, os Papas, seus sucessores tem igual função dirigindo o Colégio dos Cardeais, que é o sucessor do Colégio dos Apóstolos.
O papado como uma das instituições mais antigas do mundo, teve uma participação proeminente na história da humanidade. Os papas na Antiguidade, auxiliaram na propagação do cristianismo e a resolver diversas disputas doutrinárias e até mesmo territoriais entre nações. Na Idade Média eles desempenharam um papel secular importante na Europa Ocidental, muitas vezes, servindo de árbitros entre os monarcas e evitando diversas guerras na Europa.
Atualmente, além de se dedicar a expansão do Catolicismo e da doutrina da fé cristã, os Papas se dedicam ao ecumenismo, e diálogo inter-religioso, a trabalhos de caridade e à defesa dos direitos humanos, bem como às questões administrativas que envolvem a Organização Católica no mundo todo.
Leia mais sobre o assunto clicando aqui..
-------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário