sábado, 6 de abril de 2013

Curiosidades: Você sabe o que é Ortodoxia e Heterodoxia?

A palavra Ortodoxo vem do grego orto (correto ou direito) e doxo (ensino). Significa, também, aquilo que segue à risca o que diz uma palavra ou regra.

O termo pode ser aplicado de formas diversas, desde a religião até a ciência.
Quando ouve-se, por exemplo, falar na igreja ortodoxa, significa que essa denominação segue à risca aquilo que era a regra e não se desviou de um caminho que era ensinado. Inclusive o motivo da existência da igreja ortodoxa foram os caminhos fora da doutrina apostólica que estavam sendo aceitos pela igreja romana. Os cristãos do oriente não aceitaram essas deturpações da doutrina original (a principal seria a aceitação de imagens para culto) e se separaram.


E como antônimos:  heterodoxo ,  inortodoxo ,  herético . 

De forma geral a Ortodoxia inclui quaisquer posições, opiniões, padrões ou doutrinas oficiais ou vigentes que uma determinada instituição, organização ou sociedade formula, aceita e defende. Pode-se dizer que a ortodoxia é a manutenção e defesa do status quo.

A palavra Heterodoxia, também é originária do grego heteródoxos, ("de opinião diferente").A palavra inclui "quaisquer opiniões ou doutrinas que discordem de uma posição oficial ou ortodoxa". Como adjetivo,heterodoxo é usado para descrever um assunto como "caracterizado por desvio de padrões ou crenças aceites" (status quo).

Heterodoxia (do grego heteródoxos, "de opinião diferente") inclui "quaisquer opiniões ou doutrinas que discordem de uma posição oficial ou ortodoxa". Como adjetivo,heterodoxo é usado para descrever um assunto como "caracterizado por desvio de padrões ou crenças aceites" (status quo).
----------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário