quinta-feira, 28 de julho de 2011

Como o Espiritismo vê a prática do aborto?

O aborto é sempre um assunto polêmico. Não vamos entrar aqui, no aspecto legal (ou jurídico) do tema. Vamos tratar apenas de como a Doutrina Espírita encara o assunto.

O aborto é crime, não importando a idade fetal e sim a vida que ali existe. Não pertence à mãe e nem ao pai a decisão de tirar uma vida, e sim a Deus. Somente Ele saberá quando estiver cumprida nossa missão e já estivermos prontos para partir.
O Espiritismo é contra o aborto que é crime nas leis de Deus, como na dos homens. Na lei dos homens o aborto é permitido nos casos de estupro ou quando existe risco de vida para a mãe levar a gestação até o final.

A Doutrina Espírita trata dessa questão no Livro II - Cap. VII de forma bem clara. O aborto provocado é um crime. Toda vez que a lei de Deus é transgredida há um crime. Uma mãe, ou qualquer outra pessoa cometerá crime sempre que tirar a vida de uma criança antes do nascimento, pois está impedindo uma alma de suportar as provas de que serviria de instrumento o corpo que estava se formando.

Nos casos de estupro, há de se perguntar, que crime cometeu a criança para que lhe seja imputada a responsabilidade por um delito no qual ela não tomou parte? Portanto, mesmo quando uma gestação decorre de uma violência, como o estupro, a posição Espírita é absolutamente contrária à proposta do aborto, ainda que haja respaldo na legislação humana. No caso de estupro, quando a mulher não se sinta com estrutura psicológica para criar o filho, cabe à sociedade e aos órgãos governamentais facilitar e estimular a adoção da criança nascida, ao invés de promover a sua morte legal. O direito à vida está, naturalmente, acima do ilusório conforto psicológico da mulher.

Para a Doutrina Espírita, só é admissível o aborto no caso em o nascimento de uma criança pusesse em perigo a vida da mãe. Nesse caso, seria preferível sacrificar o ser que ainda não existe a sacrificar o que já existe.

Oportunamente voltaremos a abordar este assunto, como forma de proporcionar aos nossos seguidores e leitores, maior reflexão sobre o tema.
--------------------------------------
Fonte: O Livro dos Espíritos
           http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/aborto/o-aborto-na-visao-espirita.html
           http://www.e-familynet.com/artigos/articles.php?article=1608
           http://vida-depois-vida.blogspot.com/2007/05/o-aborto-na-viso-espirita.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário