quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Curiosidades Religiosas: Censo 2010 aponta aumento do número de espíritas e evangélicos


Após dez anos da realização do último Censo, em 2000, eis que o IBGE, divulga os dados do Censo 2010,que trazem novas informações sobre a diversidade religiosa no Brasil.

O Censo Demográfico 2010 mostra o crescimento da diversidade dos grupos religiosos no Brasil e confirmam a tendência de redução do número de adeptos do catolicismo, observada nas duas décadas anteriores, embora tenha permanecido majoritária. Paralelamente, consolidou-se o crescimento da população evangélica, que passou de 15,4% em 2000 para 22,2% em 2010. Dos que se declararam evangélicos, 60,0% eram de origem pentecostal, 18,5%, evangélicos de missão e 21,8%, evangélicos não determinados.

Outro dado que chama atenção na pesquisa indica também o aumento do número de espíritas; e também, dos que se declararam sem religião, ainda que em ritmo inferior ao da década anterior, e do conjunto pertencente às outras religiosidades.

Os dados de cor, sexo, faixa etária e grau de instrução revelam que os católicos romanos e o grupo dos sem religião são os que apresentaram percentagens mais elevadas de pessoas do sexo masculino. Os espíritas apresentaram os mais elevados indicadores de educação e de rendimentos.

Os evangélicos foram o segmento religioso que mais cresceu no Brasil no período intercensitário. Em 2000, eles representavam 15,4% da população. Em 2010, chegaram a 22,2%, um aumento de cerca de 16 milhões de pessoas (de 26,2 milhões para 42,3 milhões). Em 1991, este percentual era de 9,0% e em 1980, 6,6%.

Já os católicos passaram de 73,6% em 2000 para 64,6% em 2010. Embora o perfil religioso da população brasileira mantenha, em 2010, a histórica maioria católica, esta religião vem perdendo adeptos desde o primeiro Censo, realizado em 1872. Até 1970, a proporção de católicos variou 7,9 pontos percentuais, reduzindo de 99,7%, em 1872, para 91,8%.

Os espíritas passaram de 1,3% da população (2,3 milhões) em 2000 para 2,0% em 2010 (3,8 milhões).O Censo 2010 também registrou aumento entre a população que se declarou sem religião. Em 2000 eram quase 12,5 milhões (7,3%), ultrapassando os 15 milhões em 2010 (8,0%). Os adeptos da umbanda e do candomblé mantiveram-se em 0,3% em 2010.

A tabela a seguir demonstra os números do Censo de 2000 e de 2010.
Estas e outras informações integram a publicação Censo Demográfico 2010: Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência, que pode ser acessada na página do IBGE,na Internet- http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_religiao_deficiencia/default_caracteristicas_religiao_deficiencia.shtm.
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Fonte: IBGE

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Corpo Astral e Perispírito são a mesma coisa?


Segundo a Doutrina Espírita o homem é formado de três partes essenciais: o corpo ou ser material; a alma, espírito que tem no corpo a sua habitação; o princípio intermediário, ou perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e liga o corpo a alma. 

O perispírito evolui e progride com a Alma, tornando-se mais sutil, menos material, quanto mais elevado e perfeito é o indivíduo.

O perispírito assegura a conservação da individualidade, fixa os progressos já conseguidos, sintetiza, numa palavra, o avanço do estado do ser. Serve de molécula, de molde orgânico para toda nova encarnação, condensando-se no embrião; agrupa em uma ordem dada, moléculas materiais e assegura o desenvolvimento normal do organismo. 

O perispírito, não pensa. Ele é para o espírito o que o corpo é para o homem: agente ou instrumento de sua ação. Sem o perispírito o resultado da fecundação não seria mais que um tumor informe.

Com relação ao questionamento em epigrafe, ressalto que o perispírito tem diversas denominações, entre as quais destacamos: corpor espiritual ou psicossoma; corpo fluídico; mediador plástico;  modelo organizador biológico; e claro, corpo astral.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O QUE É CLARIVIDÊNCIA?

A clarividência, segundo o "O Livro dos Espíritos", acontece durante os sonhos, onde a alma tem a faculdade de perceber eventos que acontecem em outros lugares. Seria, portanto, a faculdade de ver à distância sem o emprego dos olhos. Os clarividentes sonâmbulos seriam capazes deste fenômeno devido à faculdade de afastamento da alma de seu respectivo corpo seguida da possibilidade de locomoção da mesma. Essa seria a clarividência sonambúlica.

"O Livro dos Espíritos" explica sobre os outros fenômenos da clarividência sonambúlica como a visão através dos corpos opacos e a transposição dos sentidos. Os espíritos reafirmam que os clarividentes vêem afastados de seus corpos, e que a impressão que afirmam de estarem "vendo" por alguma parte do corpo, reside na crença que possuem que precisam deste para perceberem os objetos. A existência da faculdade sonambúlica não assegura a veracidade de todas as informações obtidas neste estado, com o que concordam os espíritos.

Essa não concordância, seria devido a que, em estado de emancipação, os sonâmbulos podem acessar conhecimentos que lhes são próprios, originários de existências anteriores, ou de outros espíritos com quem comunicam-se.

Faz sentido, então, questionar se todos os sonâmbulos são médiuns sonambúlicos, distinção esta que Kardec aprofundará em "O Livro dos Médiuns".

Ainda em "O Livro dos Espíritos", afirma-se que a maioria dos sonâmbulos vê os espíritos, mas que muitos deles podem crer que se trate de pessoas encarnadas, por lhes ser estranha a idéia de seres espirituais.
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Fonte: http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/prg-004.html
             http://www.espirito.org.br/portal/artigos/geae/videncia-e-clarividencia.html
             http://www.geae.inf.br/pt/livros/lm/index.html