quarta-feira, 28 de março de 2012

Qual a posição da Doutrina Espírita quanto a doação de órgãos?

Esse é um procedimento muito recente na medicina moderna  e a Doutrina Espírita não define padrões para o comportamento dos seus seguidores, concernentes a doação de órgãos.

No entanto, adverte para o perigo da eutanásia, no caso da doação de órgãos vitais e com morte encefálica; e de que essa doação deveria ser espontânea e com anterior trabalho de desapego material, sem o qual tal atitude poderá ser dolorosa para o doador.

Ademais, deve-se sempre ter em mente, que o despreendimento do perispírito do corpo material leva algum tempo para se concretizar. Estima-se em três dias tal acontecimento, o que, se observado, acaba por inviabilizar a doação de órgãos vitais, como o coração, na opinião deste blogger.

Entretanto, isso não significa que não se possa efetuar a doação de órgãos,que é também,um ato máximo de caridade e amor ao próximo. Mas, para isso é preciso que haja certeza absoluta da morte clínica do doador. Principalmente quando tratar-se de morte encefálica ou outras de perda da vida fulminantes.

Portanto, o assunto requer estudos mais aprofundados e discernimento de todos nós.
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sábado, 24 de março de 2012

Curiosidades Bíblicas: Você sabe o que é Pentecostes e o que significa para os cristãos?

Pentecostes (em grego antigo πεντηκοστή [ἡμέρα], pentekostē [hēmera], "o quinquagésimo [dia]") é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus

Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os cristāos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém

Segundo a Bíblia nos Atos dos Apóstolos relatam que, cinqüenta dias após a páscoa da ressurreição, no dia de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em uma sala em Jerusalém e ali receberam o Espírito Santo, que os impeliu a pregar aos judeus provenientes de muitas nações. Para grande admiração, os discípulos são compreendidos nas várias línguas maternas dos presentes. Vários povos são citados: partos, medos, elamitas e habitantes da Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, da Líbia, de Roma, Creta e da Arábia. A partir desse momento, a Igreja primitiva começa a sua obra missionária de evangelização do mundo. 

O dia de Pentecostes é considerado por muitos como o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.
           Wikipedia

quarta-feira, 21 de março de 2012

O que é Reforma Íntima e como realizá-la?

Um dos termos mais usuais na Doutrina Espírita é REFORMA INTIMA, a ponto de ser praticamente uma identidade para aqueles que são adeptos do Espiritismo.

Nos núcleos de estudos espíritas, os freqüentadores mais antigos e principalmente os palestrantes espíritas estão tão acostumados com o termo que raras vezes lembram que o mesmo pode ser desconhecido para os recém chegados, criando dúvida. A resposta a essa dúvida real motivou o texto abaixo.

Mas, o que vem a ser REFORMA ÍNTIMA?

Reforma íntima é a reforma do nosso eu e se dá no nosso íntimo. É a mudança para melhor, procurando elevar-se na condição humana deixando de ser egocêntrico (que se considera o centro do universo) e se tornando altruísta. É trocar atitudes erradas por atitudes corretas, erros por acertos que um dia se tornarão virtudes.

Aqui cabe uma nova pergunta. Porquê se fala tanto da necessidade de reforma íntima, no meio espírita?

No texto Os Bons Espíritas, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec diz: “Reconhece-se o verdadeiro espírita por sua transformação moral e pelo esforço que faz para dominar suas más inclinações”. Ora, para vencer as más inclinações, deve-se trocar o errado pelo correto, isso é reforma íntima e é o objetivo de todos que se consideram espíritas.

Qual a melhor maneira de realizar a reforma íntima?

No Evangelho Segundo o Espiritismo, Santo Agostinho nos dá uma pista, dizendo que o método utilizado por ele era, ao chegar a noite, repassar mentalmente os fatos ocorridos durante o dia e se perguntar se não teria feito mal a alguém, se fez todo o bem que poderia ter feito e assim definir novos padrões de conduta para si.
O Exemplo de Santo Agostinho, que era estudioso de Platão e Sócrates, reflete uma frase escrita em uma parede reservada do templo grego de Delfos: “Conhece-te a ti mesmo”.

Das diversas formas de se conhecer a si mesmo, talvez a descrita acima não lhe agrade tanto, vamos citar outra, proferida por Divaldo Franco em uma de suas palestras mais ou menos nesses termos:

(…) Anote os erros que você tem e já percebe. Faça uma lista (“aquele que se julga infalível está bem próximo de cometer uma falha.”). Escolha um desses erros para trabalhar (combater) durante a semana e vá combatendo um a um até que não mais existam e você possa enxergar outros”.

A base para a reforma íntima é o auto-conhecimento, quanto mais nos conhecermos maiores as chances de sucesso.
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Fonte: http://www.espiritismobr.com.br/index.php/o-que-reforma-ntima-e-qual-a-melhor-maneira-de-realiz-la/, com adaptações.     
          O Evangelho Segundo o Espiritismo, item 4, capítulo XVII