sábado, 20 de fevereiro de 2016

Curiosidades religiosas: Entenda o Celibato


A maioria das pessoas com certeza, já ouviram falar em Celibato, mas não entendem ou nem sabem o que vem a ser. Neste post esclareceremos o que vem a ser Celibato e qual sua origem.


O celibato (do latim cælibatus, significa estado daquele que não é casado ou que é célibe) é, na sua definição literal, o estado de uma pessoa que se mantém solteira, sem obrigação de manter a virgindade, podendo ter relações sexuais. No entanto, o termo é popularmente usado incorretamente para descrever uma pessoa que escolhe abster-se de atividades sexuais.


Do ponto de vista religioso, o Celibato se tornou obrigatório com o Primeiro Concílio de Latrão (1123) e o Segundo Concílio de Latrão (1139) que condenaram e invalidaram o concubinato e os casamentos de clérigos, impondo assim o celibato clerical. Mas a primeira tentativa de tornar o Celibato obrigatório começou bem antes, com o Concílio de Elvira (295-302), que tornou o celibato obrigatório. Porém, era um concílio regional espanhol, e as suas decisões eram de caráter regional e não eram cumpridas por toda a Igreja. Outro passo importante na implementação do celibato foi dado no Primeiro Concílio de Niceia (323), que decretou que "todos os membros do clero estavam proibidos de morar com qualquer mulher, com exceção da mãe, irmã ou tia" (III cânon) . No final do século IV, a Igreja Latina promulgou várias leis a favor do celibato, que foram geralmente bem aceitas no Ocidente, no pontificado de São Leão Magno (440-461). O Concílio de Calcedónia (451) proibiu o casamento de monges e virgens consagradas (XVI cânon) .

Houve vários avanços e recuos na aplicação dessa prática eclesiástica, chegando até mesmo a haver alguns Papas que eram casados antes de receber as ordens sagradas, como por exemplo o Papa Adriano II (867-872). 

No século XI, vários Papas, especialmente Leão IX (1049-1054) e Gregório VII (1073-1085), esforçaram-se novamente para aplicar com maior rigor as leis do celibato, devido à crescente degradação moral do clero. O celibato clerical voltou a ser defendido pelo Quarto Concílio de Latrão (1215) e pelo Concílio de Trento (1545-1563).

Atualmente, as leis do celibato aplicam-se somente aos sacerdotes da Igreja Latina, ficando de fora as Igrejas Católicas Orientais e os ordinariatos pessoais para anglicanos, que admitem padres casados, mas os seus bispos são celibatários.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_da_Igreja_Cat%C3%B3lica