domingo, 2 de junho de 2013

POR QUE ALGUNS HOMENS SÃO MAIS INTELIGENTES QUE OUTROS?

Na verdade não existem homens mais inteligentes que outros, pois Deus fez a todos simples e ignorantes, isto é, sem nenhum saber. Todos tiveram como ponto de partida a simplicidade e a ignorância e a cada um foi dada determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os  fazer chegar progressivamente à perfeição por meio das provas que lhes são impostas por Deus para atingi-la. Essas provas são por eles enfrentadas durante as reencarnações, necessárias ao seu progresso espiritual.

Mas, por que alguns se sobressaem mais que outros em determinado campo do conhecimento? Por que existem os chamados “gênios”?  De onde vieram? Quem são eles? Que é feito deles?

Notemos que a maioria deles traz, ao nascer, faculdades transcendentes e alguns conhecimentos inatos, que com pouco trabalho desenvolvem. Pertencem realmente à Humanidade, pois nascem, vivem e morrem como nós. Onde adquiriram esses conhecimentos que não puderam aprender durante a vida? Dir-se-á, como os materialistas, que o acaso lhes deu a matéria cerebral em maior quantidade e de melhor qualidade? Neste caso, não teriam mais mérito que um legume maior e mais saboroso do que outro.

Dir-se-á, como alguns espiritualistas, que Deus lhes deu uma alma mais favorecida que a do comum dos mortais? Suposição igualmente ilógica, pois que qualificaria Deus de parcial. A explicação está na preexistência da alma e na pluralidade das existências. O homem de gênio é um Espírito que, tendo vivido mais tempo, adquiriu e progrediu mais do que aqueles que estão  menos adiantados. Ao encarnar, traz o que sabe e, como sabe muito mais que os outros e não precisa aprender, é chamado de gênio. Mas seu saber é fruto de um trabalho anterior e não resultado de um privilégio. Antes de renascer, já era Espírito adiantado: que reencarna para fazer que outros aproveitem do seu saber, ou para adquirir mais do que possui.

Todos nós progredimos incontestavelmente pelos nossos esforços. Mas, entregues às nossas próprias forças, esse progresso seria muito lento, se não fossemos auxiliados por outros mais adiantados, como o estudante o é pelos professores. Todos os povos tiveram homens de gênios, que surgiram em diversas épocas para impulsioná-los e tirá-los da inércia.

Desde  de que se admite a solicitude de Deus para com as suas criaturas,por que não se há de admitir que Espíritos capazes, por sua energia e superioridade de conhecimento, de fazerem que a Humanidade avance,encarnem pela vontade de Deus,a fim de ativarem o progresso em determinado sentido? Por que não admitir que eles recebam missões como um Embaixador as recebe do seu soberano? É este o papel dos grandes gênios. Que vêm eles fazer, senão ensinar aos homens verdades que estes ignoram e ainda ignorariam durante largos períodos, a fim de lhes dar um ponto de apoio mediante o qual possam elevar-se mais rapidamente?  As coisas novas que ensinam aos homens, quer na ordem física, quer na ordem filosófica, são, de certo modo, revelações para as verdades científicas ou mesmo morais, que venham a constituir elementos essenciais ao progresso humano.

Fica aqui essa postagem-mensagem para reflexão.
----------------------------------------------------------------------------------
Fonte: Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, Programa Fundamental, Mod. IV,Roteiro 4

          A Gênese, Capítulo I – Caráter da Revelação Espírita