sexta-feira, 24 de maio de 2013

Curiosidades Religiosas: Como se organizam as Igrejas Ortodoxas?

Embora não tenha o mesmo grau de organização da Igreja Católica Apostólica Romana, a Igreja Ortodoxa é formada por diversas jurisdições eclesiásticas (como, por exemplo, a Igreja Ortodoxa Grega e a Igreja Ortodoxa Russa) que professam a mesma fé e, com algumas variantes culturais, praticam basicamente os mesmos ritos.
O chefe espiritual das Igrejas Ortodoxas é o Patriarca de Constantinopla, embora este seja um título honorífico, uma vez que os patriarcas de cada uma dessas igrejas são independentes. A maior parte das igrejas ortodoxas, todas elas em comunhão umas com as outras, usam o rito bizantino.
Para os ortodoxos, o chefe único da Igreja, e sem intermediários, representantes ou legatários, é o próprio Jesus Cristo. A autoridade suprema na Igreja Ortodoxa é o Santo Sínodo, que se compõe de todos os patriarcas chefes das igrejas autocéfalas e dos arcebispos primazes das igrejas autônomas, que se reúnem por chamada do Patriarca Ecumênico de Constantinopla.
A autoridade suprema regional em todos os patriarcados autocéfalos e igrejas ortodoxas autônomas é da competência do Santo Sínodo local. Uma igreja autocéfala possui o direito a resolver todos os seus problemas internos com base na sua própria autoridade, tendo também o direito de remover qualquer dos seus bispos, incluindo o próprio patriarca, arcebispo ou metropolita que presida esta Igreja.
Abaixo, Jurisdições que formam a Igreja Ortodoxa:
4.    Patriarcado de Jerusalém, do qual depende a Igreja do Sinai
5.    Patriarcado de Moscovo, do qual dependem:

Saiba mais sobre as Igrejas Ortodoxas clicando aqui e em nossa próxima postagem.
--------------------------------------
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ortodoxia
         http://pt.wikipedia.org/wiki/Ortodoxia_doutrin%C3%A1ria
         http://pt.wikipedia.org/wiki/Status_quo
         http://www.dicionarioinformal.com.br/ortodoxo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário