quinta-feira, 7 de março de 2013

Curiosidades Bíblicas: Saiba mais sobre Adão e Eva

Eis mais uma história narrada por Moisés, no livro da Gênesis (Moisés era pródigo em contar estórias (ou seria histórias?)). Além do Livro Gênesis, foi também autor de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio que juntos formam o Pentateuco.

Moisés, como líder de seu povo, tinha necessidade de explicar-lhes as origens das coisas e essas coisas, necessariamente teriam que ter origem no divino, na providência divina, ou seja Deus. Isso o ajudava a manter o controle sobre seu povo, pois era, por assim dizer, o mensageiro de Deus junto ao povo escolhido.

Foi Moisés,também, quem criou um deus terrível e destruidor, pois precisava que o povo temesse a Deus.Isso facilitaria ter o controle da situação.

Segundo a Bíblia e o Alcorão, Adão e Eva foi o primeiro casal criado por Deus. Adão (do hebraico אדם,ou adamá, solo vermelho ou do barro vermelho, quanto a adom, "vermelho", e dam "sangue") é considerado dentro da tradição judaico-cristã e islâmica como o primeiro ser humano, criado diretamente por Deus, a partir da terra à sua imagem e semelhança para dominar toda a criação terrestre.

Tal como Adão, Eva também foi criada diretamente por Deus a partir da costela de Adão. Algumas estudiosos consideram que a palavra tsella foi erroneamente traduzida por costela. O nome Eva deriva do hebraico hav.váh, que significa "vivente", e teria sido dado pelo próprio Adão. No grego, é vertido por zoé, que significa "vida", e não bios.

Eva, e mais tarde Adão, teriam comido o fruto proibido da árvore da ciência (do "conhecimento do bem e do mal") criada por Deus, e após o ocorrido, de acordo com a tradição cristã toda a humanidade ficou privada da perfeição e da perspectiva de vida eterna. Surgiria assim para os cristãos a noção de pecado herdado (tendência inata de pecar) - e a necessidade de um resgate da humanidade condenada à morte. Estava assim explicado a razão da existência da morte.

Outro fato decorrente da degustação do fruto proibido, por Adão e Eva foi a ciência de que andavam nús e, por isso, esconderam-se ao notar a presença de Deus no Jardim do Éden (como se alguém pudesse se esconder de Deus). Deus os expulsou do jardim do Éden, e deu a eles roupas de pele animal.

Adão e Eva foram pais de Caim, Abel, Sete, e mais outros filhos e filhas. Textos considerados apócrifos, informam que Adão e Eva teriam tido 30 filhos. Segundo Gênesis 5:5, Adão teria vivido 930 anos, alcançando até Lameque, pai de Noé, a oitava geração de sua descendência.
-----------------------------------------------------------------------------
    
Gênesis Cap. 1 a 3 ,
Alcorão 2:30-39, 7:11-25, 15:26-44, 17:61-65, 20:115-124, 38:71-85
Livro de Abraão Cap. 3 a 4 .