segunda-feira, 28 de maio de 2012

Curiosidades Religiosas: Simão apóstolo, o zelota ou o cananeu

Simão teria nascido na Galiléia e teria vivido no período entre 13 a,C e 107 d.C.

Simão, entre todos os apóstolos é o mais desconhecido e nas listas dos apóstolos, e seu nome aparece em décimo primeiro lugar e, a seu respeito, a Sagrada Escritura conserva somente o nome, derivado de Simeão, que significa Ouvido de Deus.

Para distingui-lo de Pedro, que também se chamava Simão, os evangelistas Mateus e Marcos lhe deram o sobrenome de Zelote (Lc 6:15) ou Cananeu. Os zelotes eram os patriotas de Israel, lutadores pela pátria, que desejavam a imediata libertação política e religiosa de Israel.

Estudiosos acreditam que Cananeu deriva de Canaã, a terra de Israel. Esse apelido pode significar tanto a cidade de origem, como a sua participação na seita ultra-nacionalista e não religiosa chamada de Os Zelotes, ou zeladores, conservadores das tradições hebraicas que lutavam para a libertação de Israel de Roma.

Da mesma forma que outros apóstolos, também percorreu os caminhos da Palestina propagando o Evangelho. Da mesma forma que Felipe, parece ter ido primeiro ao Egito, seguindo a tradição sinóptica de que Jesus enviava seus discípulos aos pares.No entanto, parece ter voltado através da África do Norte, Espanha e Bretanha, chegando à Ásia Menor. Deste ponto pode ter viajado com Judas pela Mesopotâmia e Síria, juntado-se à outros Apóstolos orientais na Pérsia. Segundo uma notícia de Egésipo, o apóstolo teria sofrido o  martírio durante o império de Trajano, contando já com a avançada idade de 120 anos.

Sua festa votiva é celebrada juntamente com a de Judas Tadeu em 28 de outubro.
------------------------------------------------------------ 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Curiosidades Religiosas: Bartolomeu, Apóstolo e mártir

Bartolomeu é outro apóstolo sobre o qual existem escassas informações a respeito. É apresentado com o nome de Natanael Bar-Tholmai, isto é, filho de Tholmai, da cidade de Caná. Em hebraico, Tholmai quer dizer "arado ou agricultor". Todos os chamavam de "filho de Tholmai", o que originou o nome Bartolomeu. 

Bartolomeu foi um dos doze apóstolos mencionados nos "Atos dos Apóstolos" e teria sido apresentado à Jesus por Felipe, que talvez fosse seu irmão. 

Bartolomeu viu os prodígios operados pelo Mestre, ouviu a sua mensagem, assistiu a sua paixão e glorificação, depois se tornou arauto da Boa Nova, aceitando com o mesmo entusiasmo as consequências de um testemunho comprometido.

Acredita-se que ele seja o Nathanael mencionado no evangelho de João.

Um pequeno evangelho é também atribuído a ele, mas considerado apócrifo.

A martirologia Romana credita a ele vários trabalhos missionários na Índia e na Armênia. Acredita-se ainda que ele pregou também na Mesopotâmia, Pérsia e Egito.

Conta-se que oficiais armênios o teriam condenado e o despelado vivo e depois decapitado. Outras lendas e tradições dizem que Bartolomeu foi apedrejado e depois crucificado.

Suas relíquias estariam no Monastério de Backhole na Armenia. Outros remanescentes de seu corpo e relíquias estariam em Frankfurt no Main, em Lipari ,Sicília e Benevento na Itália.

O Rei Edward, o Confessor que reinou de 1041 a 1066 é tido como tendo guardado uma relíquia de sua faca.

Ele é o patrono dos padeiros ,alfaiates e sapateiros. Os mercadores de Florença também o chamam de padroeiro.

Ele é na liturgia católica mostrado com uma faca e um pedaço de pele ( por causa de sua morte).

Sua a festa é celebrada todo dia 24 de agosto.
--------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 17 de maio de 2012

VOCÊ ACREDITA EM VIDAS PASSADAS?

Diversas religiões acreditam na crença de que existe vida após a morte, de que nós continuamos a existir. Mesmo quando não se tem certeza sobre isso, a maioria das pessoas costuma considerar a possibilidade bastante viável. Assim, por que é tão difícil acreditar também em uma vida passada?
O conceito de vidas passadas pode oferecer mais do que um sentido para nossas vidas. Acreditar que estamos aqui por algum propósito é sem dúvida mais inspirador do que achar que viemos do nada, nascemos, crescemos, morremos e retornamos ao nada. Aqui travamos nossas lutas, vencemos obstáculos, adquirimos conhecimentos de forma laboriosa, progredimos, procuramos ser pessoas melhores para perdemos tudo ao morrer. De que adiantaria todo esse esforço, se perdemos tudo com a morte? Ao invés disso, consideremos que talvez estejamos aqui para nos tornarmos mais capazes de compreender e de eliminarmos os fatores que nos restringem a capacidade de utilizar mos plenamente nosso potencial como seres espirituais.
Precisamos reviver diversas vezes para aprender uma lição muito simples, a lição deixada por Cristo: amar uns aos outros. Essa, então, é a razão maior de estarmos aqui, nesta escola chamada Terra.
No dizer de Corrington: “Que belo seria o mundo, se nos dispuséssemos a descobrir como é de verdade cada pessoa com quem o compartilhamos, em vez de emitirmos julgamentos precipitados. Quem sabe, na próxima vida, você volte como um indivíduo semelhante a esse que, agora apressa-se a condenar. Talvez haja um significado oculto e muito profundo em se dizer que é impossível saber o que outra pessoa sente, a não ser que estejamos “na sua pele””.
Pense nisso! Reflita!
Fonte: Kardec. Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, FEB, 2010.      
              Kardec. Allan. O Céu e o inferno, FEB, 2009
              Corrington. Pat Rowe. Viver Novamente, Madras Editora, 1999. 

sábado, 12 de maio de 2012

Curiosidades Religiosas: Judas Tadeu, o apóstolo dos angustiados

Judas Tadeu teria vivido no período de 10 a.C a 70 d.C., tendo nascido em Caná de Galiléia, na Palestina.

Era primo-irmão de Jesus e irmão de Tiago o Menor, e filho de Alfeu ou Cleofas, um dos discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús no dia da ressurreição e irmão de São José, e de Maria Cleófas, prima-irmã de Maria Santíssima, uma das piedosas mulheres que tinham seguido a Jesus desde a Galiléia e permaneceram ao pé da cruz, no Calvário, junto com Maria Santíssima. Era agricultor por profissão.

Judas Tadeu tinha quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Maria Salomé. Dos irmãos dele, Tiago foi um dos doze apóstolos, que se tomou o primeiro bispo de Jerusalém. José, apenas conhecido como o Justo. Simão foi o segundo bispo de Jerusalém, após Tiago. E Maria Salomé, a única irmã, foi mãe dos apóstolos Tiago o Maior e João Evangelista.

Judas Tadeu também era chamado Lebeu Tadeu, era um dos mais fervorosos do grupo de apóstolos. Conforme textos apócrifos, teria sido o esposo nas bodas de Caná, e isto explica a presença de Maria e de Jesus naquela realização.

Depois da ascensão de Jesus em que os Apóstolos receberam o Espírito Santo,no dia de Pentecostes, no Cenáculo em Jerusalém, iniciou a pregação de sua fé no meio dos maiores sofrimentos e perseguições, pela Galiléia. Depois viajou para a Samaria e outras populações judaicas divulgando o Evangelho.

Tomou parte no primeiro Concílio de Jerusalém (50). Foi evangelizador na Mesopotâmia, atual Pérsia, Edessa, Arábia e Síria. Destacou-se na Armênia, Síria e Norte da Pérsia (43-66), sendo ao manifestar apoio ao rei estrangeiro, Algar de Edessa.

Na Mesopotâmia ganhou a companhia de outro apóstolo, Simão o Zelota, viajando com ele para o Oriente, evangelizando os povos da região.

Segundo relato de São Jerônimo, ambos foram martirizados cruelmente quando estavam na Pérsia, mortos a golpes de machado (70), desferidos por sacerdotes pagãos, por se recusarem a prestar culto à deusa Diana.

Nas igrejas do ocidente, os dois santos são celebrados juntos em 28 de outubro. A Igreja Ortodoxa Grega, contudo, distingue Judas de Tadeu, celebrando Judas, "irmão" de Jesus, em 19 de junho, e o apóstolo Tadeu em 21 de agosto.

É invocado como advogado das causas desesperadas e dos supremos momentos de angústia. Essa devoção surgiu na França e na Alemanha no fim do século XVIII. No Brasil, a devoção a esse santo é muito popular e surgiu no início do século XX.

Devido à forma como foi martirizado, sempre é representado em suas imagens/estátuas segurando um livro, simbolizando a palavra que anunciou, e uma machadinha, o instrumento de seu martírio. Suas relíquias são veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma. Sua festa litúrgica celebra-se, todos os anos, na provável data de sua morte: 28 de outubro de 70.
----------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 8 de maio de 2012

Curiosidades Religiosas: Levi Mateus, o primeiro evangelista

O apóstolo Mateus Evangelista (מתי/מתתיהו, "Dom de Javé" ou "Presente de Deus", hebraico padrão e vocalização de Tibérias: Mattay ou Mattiyahu (Matias ou Matatias); grego da Septuaginta Ματθαιος, Matthaios; grego moderno: Ματθαίος, Matthaíos) é, pelo relato dos Padres da Igreja, o autor do Evangelho de Mateus e um dos Doze Apóstolos.

Existem informações, deixadas por Jerónimo (em sua obra De Viris Illustribus, cap 3) e Eusébio de Cesareia que Mateus teria sido o autor do Evangelho dos Hebreus, obra considerada apócrifa pela Igreja Católica, mesmo a despeito do testemunho insuspeito dos dois personagens citados.

Sabe-se, por informações coletadas nos textos bíblicos em Mateus 9:9 e Mateus 10:3 que ele teria sido um publicano (coletor de impostos de impostos) de Cafarnaum,a serviço de Herodes Antipas e que foi convidado para o círculo dos Doze por Jesus, pessoalmente junto ao mar da Galiléia.

Em outra passagem, em Marcos 2:14 e Lucas 5:27 ele é identificado como sendo o Levi, filho de Alfeu, também coletor de impostos. Os publicanos eram, justamente a classe mais odiada na época de Jesus, por cobrarem encargos dos judeus para serem entregues às autoridades romanas.  

A sua presença no grupo de apóstolos indicava que Jesus buscava salvação de todos, independente de origem, trajetória, família etc. E ele aproveitou a oportunidade e transformou-se em um discípulo fiel, preocupado em demonstrar aos judeus que seu Mestre, descendente da tribo de Davi, era o Messias esperado.

Apesar de sua profissão anterior de coletor de impostos, foi Judas Iscariotes, porém, que teve o encargo de tesoureiro da pequena comunidade apostólica.

Embora conste da relação dos apóstolos, geralmente ao lado de Tomé, o Novo Testamento oferece informação escassa e incerta sobre ele. Da sua atividade após o Pentecostes, conhece-se somente as admiráveis páginas do seu evangelho, primitivamente redigido em aramaico. Denominado de primeiro evangelho, nele há mais ênfase ao aspecto humano e genealógico de Jesus.

Fora do Evangelho, segundo Eusébio de Cesaréia em sua Historia ecclesiae, (História da igreja), a única referência histórica a seu respeito é uma citação do bispo Papias de Hierápolis, do século II.

Também não se conhecem versões conclusivas sobre sua morte, embora fontes menos críveis, referenciam narrações dos sofrimentos e do seu martírio, apedrejado, queimado e decapitado na Etiópia, de onde as relíquias do santo teriam sido transportadas para Paestum. Depois, essas relíquias foram levadas para a cidade italiana de Salerno (1080), onde até hoje se encontram e sejam consideradas pelos mais crentes como verdadeiramente do santo.

Apóstolo e evangelista, pela tradição ele pregou pela Judéia, Etiópia e Pérsia e a igreja romana celebra sua festa em 21 de setembro, e a grega em 16 de novembro e seu símbolo como evangelista é um anjo. 
--------------------------------------------------------------------------

Fonte: A Bíblia Sagrada,tradução de João Ferreira de Almeida, 2ª. Edição,1993 – São Paulo        

           http://pt.wikipedia.org/

           http://solenidades.blogspot.com/