terça-feira, 7 de agosto de 2012

O QUE É CLARIVIDÊNCIA?

A clarividência, segundo o "O Livro dos Espíritos", acontece durante os sonhos, onde a alma tem a faculdade de perceber eventos que acontecem em outros lugares. Seria, portanto, a faculdade de ver à distância sem o emprego dos olhos. Os clarividentes sonâmbulos seriam capazes deste fenômeno devido à faculdade de afastamento da alma de seu respectivo corpo seguida da possibilidade de locomoção da mesma. Essa seria a clarividência sonambúlica.

"O Livro dos Espíritos" explica sobre os outros fenômenos da clarividência sonambúlica como a visão através dos corpos opacos e a transposição dos sentidos. Os espíritos reafirmam que os clarividentes vêem afastados de seus corpos, e que a impressão que afirmam de estarem "vendo" por alguma parte do corpo, reside na crença que possuem que precisam deste para perceberem os objetos. A existência da faculdade sonambúlica não assegura a veracidade de todas as informações obtidas neste estado, com o que concordam os espíritos.

Essa não concordância, seria devido a que, em estado de emancipação, os sonâmbulos podem acessar conhecimentos que lhes são próprios, originários de existências anteriores, ou de outros espíritos com quem comunicam-se.

Faz sentido, então, questionar se todos os sonâmbulos são médiuns sonambúlicos, distinção esta que Kardec aprofundará em "O Livro dos Médiuns".

Ainda em "O Livro dos Espíritos", afirma-se que a maioria dos sonâmbulos vê os espíritos, mas que muitos deles podem crer que se trate de pessoas encarnadas, por lhes ser estranha a idéia de seres espirituais.
------------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/prg-004.html
             http://www.espirito.org.br/portal/artigos/geae/videncia-e-clarividencia.html
             http://www.geae.inf.br/pt/livros/lm/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário