quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Corpo Astral e Perispírito são a mesma coisa?


Segundo a Doutrina Espírita o homem é formado de três partes essenciais: o corpo ou ser material; a alma, espírito que tem no corpo a sua habitação; o princípio intermediário, ou perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e liga o corpo a alma. 

O perispírito evolui e progride com a Alma, tornando-se mais sutil, menos material, quanto mais elevado e perfeito é o indivíduo.

O perispírito assegura a conservação da individualidade, fixa os progressos já conseguidos, sintetiza, numa palavra, o avanço do estado do ser. Serve de molécula, de molde orgânico para toda nova encarnação, condensando-se no embrião; agrupa em uma ordem dada, moléculas materiais e assegura o desenvolvimento normal do organismo. 

O perispírito, não pensa. Ele é para o espírito o que o corpo é para o homem: agente ou instrumento de sua ação. Sem o perispírito o resultado da fecundação não seria mais que um tumor informe.

Com relação ao questionamento em epigrafe, ressalto que o perispírito tem diversas denominações, entre as quais destacamos: corpor espiritual ou psicossoma; corpo fluídico; mediador plástico;  modelo organizador biológico; e claro, corpo astral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário