quarta-feira, 11 de julho de 2012

Curiosidades Religiosas: Matias, o 13o. apóstolo, o substituto

Matias nasceu em 5 a.C e teria morrido no ano 45 d.C. É o apóstolo de Cristo de quem menos se sabe. Foi escolhido pelos demais apóstolos, entre os numerosos discípulos que seguiam Jesus desde o começo de sua vida pública, para preencher a vaga no colégio apostólico deixada por Judas Iscariotes após seu suicídio.

Foi testemunha de todo o drama da paixão, morte e ressurrreição de Jesus, de acordo com os evangelhos. Teria sido, então, um dos cerca de 70 discípulos enviados pelo Mestre a diversas cidades após a ressurreição, para difundir o Evangelho.Sua escolha foi descrita nos Atos dos Apóstolos disputando a posição com José Barsabás.

Sua eleição significou, na hierarquia cristã, ter sido o primeiro bispo ou recipiente da sucessão apostólica. Estabeleceu o fundamento para o Cristianismo Egípcio e de acordo com seus ensinamentos, os filósofos esotéricos cristãos do século II, Alexandria e os alexandrianos, Basilides e seu filho Isadore, estabeleceram a forma gnóstica de misticismo que é característica dessa interpretação. Foi um dos cinco Apóstolos na Armênia sendo mais provável que ele, e não Mateus, quem tenha sido condenado e martirizado pelo Sanhedrin judaico na Pérsia. 

Existem poucos relatos sobre sua vida, mas a tradição diz que ele morreu martirizado e decapitado em Colchis, perto do Mar Negro e, muitas vezes, teve seu nome confundido com o de Mateus

Ele está ligado também à Etiópia, que pode ter sido uma parte da Macedônia ou Armênia, e teve fortes ligações com Felipe, Tomé e outros evangelistas da Etiópia. Contudo, as estórias que o conectam ao Norte da África e a visitas aos canibais podem apontar para a Etiópia Africana, citada por Felipe através das sobreviventes tradições dos Cristãos Cóptas

O dia de sua festa votiva é 14 do maio.
--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário