segunda-feira, 28 de maio de 2012

Curiosidades Religiosas: Simão apóstolo, o zelota ou o cananeu

Simão teria nascido na Galiléia e teria vivido no período entre 13 a,C e 107 d.C.

Simão, entre todos os apóstolos é o mais desconhecido e nas listas dos apóstolos, e seu nome aparece em décimo primeiro lugar e, a seu respeito, a Sagrada Escritura conserva somente o nome, derivado de Simeão, que significa Ouvido de Deus.

Para distingui-lo de Pedro, que também se chamava Simão, os evangelistas Mateus e Marcos lhe deram o sobrenome de Zelote (Lc 6:15) ou Cananeu. Os zelotes eram os patriotas de Israel, lutadores pela pátria, que desejavam a imediata libertação política e religiosa de Israel.

Estudiosos acreditam que Cananeu deriva de Canaã, a terra de Israel. Esse apelido pode significar tanto a cidade de origem, como a sua participação na seita ultra-nacionalista e não religiosa chamada de Os Zelotes, ou zeladores, conservadores das tradições hebraicas que lutavam para a libertação de Israel de Roma.

Da mesma forma que outros apóstolos, também percorreu os caminhos da Palestina propagando o Evangelho. Da mesma forma que Felipe, parece ter ido primeiro ao Egito, seguindo a tradição sinóptica de que Jesus enviava seus discípulos aos pares.No entanto, parece ter voltado através da África do Norte, Espanha e Bretanha, chegando à Ásia Menor. Deste ponto pode ter viajado com Judas pela Mesopotâmia e Síria, juntado-se à outros Apóstolos orientais na Pérsia. Segundo uma notícia de Egésipo, o apóstolo teria sofrido o  martírio durante o império de Trajano, contando já com a avançada idade de 120 anos.

Sua festa votiva é celebrada juntamente com a de Judas Tadeu em 28 de outubro.
------------------------------------------------------------ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário