segunda-feira, 21 de maio de 2012

Curiosidades Religiosas: Bartolomeu, Apóstolo e mártir

Bartolomeu é outro apóstolo sobre o qual existem escassas informações a respeito. É apresentado com o nome de Natanael Bar-Tholmai, isto é, filho de Tholmai, da cidade de Caná. Em hebraico, Tholmai quer dizer "arado ou agricultor". Todos os chamavam de "filho de Tholmai", o que originou o nome Bartolomeu. 

Bartolomeu foi um dos doze apóstolos mencionados nos "Atos dos Apóstolos" e teria sido apresentado à Jesus por Felipe, que talvez fosse seu irmão. 

Bartolomeu viu os prodígios operados pelo Mestre, ouviu a sua mensagem, assistiu a sua paixão e glorificação, depois se tornou arauto da Boa Nova, aceitando com o mesmo entusiasmo as consequências de um testemunho comprometido.

Acredita-se que ele seja o Nathanael mencionado no evangelho de João.

Um pequeno evangelho é também atribuído a ele, mas considerado apócrifo.

A martirologia Romana credita a ele vários trabalhos missionários na Índia e na Armênia. Acredita-se ainda que ele pregou também na Mesopotâmia, Pérsia e Egito.

Conta-se que oficiais armênios o teriam condenado e o despelado vivo e depois decapitado. Outras lendas e tradições dizem que Bartolomeu foi apedrejado e depois crucificado.

Suas relíquias estariam no Monastério de Backhole na Armenia. Outros remanescentes de seu corpo e relíquias estariam em Frankfurt no Main, em Lipari ,Sicília e Benevento na Itália.

O Rei Edward, o Confessor que reinou de 1041 a 1066 é tido como tendo guardado uma relíquia de sua faca.

Ele é o patrono dos padeiros ,alfaiates e sapateiros. Os mercadores de Florença também o chamam de padroeiro.

Ele é na liturgia católica mostrado com uma faca e um pedaço de pele ( por causa de sua morte).

Sua a festa é celebrada todo dia 24 de agosto.
--------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário