quinta-feira, 1 de março de 2012

Curiosidades religiosas: Jardim do Éden, lenda ou realidade?

Eis uma questão em que estudiosos não chegaram a uma conclusão. Para muitos é apenas uma lenda, uma alegoria, uma figura de retórica. Para outros foi uma realidade e objeto de estudos no sentido de determinar sua localização.

O Jardim do Éden, Jardim das Delícias ou Paraíso Terrestre é na tradição das religiões abraâmicas o local da primeira habitação do homem.

Na tradição bíblica, o Jardim do Éden (do hebraico Gan Eden), é o local onde ocorreram os eventos narrados no Livro do Génesis (Gen., 2 e 3), onde é narrada a forma como Deus cria Adão e Eva, cria um jardim no Éden (a oriente), e indica ao homem que havia criado, para o cultivar e guardar.

A ordem dada por Deus seria a de que o Homem podia comer os frutos de todas as árvores do jardim, exceto os da árvore do conhecimento do que é bom e do que é mal.

Ao desobedecer está ordem e comer do fruto proibido, Adão e Eva passam a conhecer o bem e o mal, e do pecado nasceu a vergonha e o reconhecimento de estarem nus. Em resultado da desobediência, Deus expulsa o homem do jardim.

O Jardim do Éden, a sua localização e a tentativa de reencontrar a felicidade perdida após a expulsão, são um dos temas centrais de múltiplas lendas e mitos e inspiraram inúmeros artistas, sendo uma das inspirações mais frequentes da arte européia.

COMO SERIA O EDÉN?
O Livro de Génesis, nos conta que Deus fez os céus e a terra, e esta estava vazia e sem formas.Nela,colocou a luz e fez a separação entre a luz e as trevas, criando o dia e a noite. Enfim, criou a água, o firmamento,a relva, ervas,árvores frutíferas,criou o Sol e a Lua.Criou ainda os animais. No quinto dia criou o homem à sua imagem e semelhança,dando a ele domínio sobre toda a terra.E criou também a mulher. Estava criado o paraíso, posto sob a responsabilidade do homem e da mulher.

A esse lugar deu-se o nome de jardim do Éden. Deus fez toda a espécie de árvores agradáveis à vista e de saborosos frutos para comer. Nele também colocou, no centro, a Árvore da Vida, a Árvore da Ciência do Bem e do Mal. Um rio nascia no Éden e ia regar o jardim, dividindo-se a seguir em quatro braços. Segundo a descrição bíblica, o nome do primeiro é Pison, rio que rodeia toda a região de Havilá, onde se encontra ouro puro, bdélio e Ónix ou pedra Sardônica. O nome do segundo rio é Ghion, o qual rodeia toda a terra de Cuche. O nome do terceiro é o Tigre, e corre ao oriente da Assíria. O quarto rio é o Eufrates. Não se sabe ao certo onde situam-se os rios Pison e Gihon. O historiador Flávio Josefo cita que o rio Ganges seria o rio Pison e o rio Nilo seria o Gihom.

A árvore do conhecimento tinha um fruto que, segundo Eva, manipulada pela serpente (supostamente simbolizando satanás) devia ser bom para comer, pois era de atraente aspecto e precioso para a inteligência. Contudo, apesar de atraente, ou talvez por isso, era o fruto proibido original.

Os relatos que originaram o Gênesis seriam provenientes de uma época em que os mares eram mais baixos. A região do Golfo Pérsico tem uma profundidade média de 50 metros e máxima de 90 metros, portanto toda a área era região acima do nível do mar. Os dois rios atualmente não identificados possivelmente seriam rios que chegariam ao golfo vindos do Irã ou da Península Arábica. O dilúvio teria resultado na subida do nível dos mares, inundando a região do Golfo e conseqüentemente ocultando sob o mar a localização do Jardim do Éden, possivelmente alterando toda a geografia da região,seu clima da região, e contribuindo para a desertificação da península árabe.

Significado do termo Éden
A origem do termo "Éden" em hebraico parece derivar da palavra acade edinu, que deriva do sumério E.DIN. Em todas estas línguas a palavra significa planície ou estepe. A Septuaginta, versão latina da Bíblia, traduz do hebraico (gan) “jardim” para palavra grego (pa·rá·dei·sos) paraíso. Devido a isso, temos a associação da palavra portuguesa paraíso com o jardim do Éden.
--------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário