quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Curiosidades religiosas: Você já ouviu falar do Apocalipse de Moisés?

As areias do Egito guardam, ainda, uma infinidade de mistérios, que aos poucos vão se revelando ao mundo. Verdadeiras jóias são encontradas em escavações ou até mesmo por acaso. O Apocalipse de Moisés, é mais uma dessas jóias que ajudam a entender os primórdios do cristianismo, muito embora, tenha sido considerada apócrifa..

O "Apocalipse de Moisés", é também conhecido como relatório, ou revelação de Moisés. O conteúdo do livro é muito parecido com o do livro "Vida de Adão e Eva", também considerado apócrifo, e que conta a vida de Adão, Eva e Seth, narrando acontecimentos antes da morte de Adão. O livro narra a história da prórpia gênesis, com mais detalhes do que o apresentado na Bíblia, no livro atribuído a Moisés e possui muitas caracterísiticas do livro canônico.

O texto, por suas características, parece proveniente do meio cristão, como se observa pela referência a temas desta corrente religiosa. Mas, alguns estudiosos consideraram que se baseie em um original semita mais antigo.

Embora a palavra Apocalipse tenha tido seu sentido original deturpado ao longo dos séculos, em sua origem significa "revelação" e não "fim dos tempos". O Apocalipse de Moisés relata a vida de Adão e Eva até a morte de Adão, quando este é levado ao paraíso por quatro arcanjos: Miguel, Gabriel, Uriel, e Raphael, em analogia aos quatro cavaleiros do apocalipse conhecidos, no entanto, neste livro apócrifo não ocorre o fim do mundo.

Para ler O Apocalipse de Moisés, em versão traduzida do ingles para o portugues, clique aqui. 
-------------------------------------------------------------------

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apocalipse_de_Mois%C3%A9s

Nenhum comentário:

Postar um comentário