terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Curiosidades Religiosas: O que é Nirvana?

O Budismo, é uma das maiores religiões do mundo, estando mais disseminada nos países do Oriente. É uma religião cujas maiores características são os ensinamentos que buscam o equilíbrio espiritual do ser humano.

Entre os diversos conceitos do budismo encontramos o Nirvana, que é o estado de libertação do sofrimento. De acordo com a concepção budista, o Nirvana seria uma superação do apego aos sentidos, do material e da ignorância; tanto como a superação da existência, a pureza e a transgressão do físico.

Siddhartha Gautama, também conhecido como Supremo Buda (Sammāsambuddha) descreveu o Nirvana como um estado de calma, paz, pureza de pensamentos, libertação, transgressão física e de pensamentos, a elevação espiritual, e o acordar à realidade.

Para os budistas, o Nirvana é o último estágio no caminho espiritual do ser humano, quando acontece sua suprema libertação, de paz interior permanente, alcançado quando abandonamos sentimentos negativos, como raiva, apego e ignorância,e consequentemente alcançando a felicidade.

A palavra nirvana vem do sânscrito e pode ser entendida como “extinção do sofrimento”. Também pode ser entendida como um estado mental que aniquila a personalidade. O ser humano deixa de existir como tal para ter uma existência divina. Segundo o budismo, quando isso ocorre, o ciclo de morte e renascimento cessa. Com esse estado de liberação, quebra-se a roda do karma, interrompendo o processo de contínuos renascimentos.No entanto, a meta mais elevada do Budismo não é Nirvana, mas Bodhi.

Os budistas acreditam que o Nirvana pode ser alcançado pela meditação e pela prática do “caminho do meio”, que inclui oito passos: (1) a compreensão correta (não existe um “eu” individual),(2)  a atitude correta (boa vontade), (3) a fala correta (honestidade), (4) a ação correta (não-violência(5) o modo de vida correto (não impor sofrimento aos outros), (6) o esforço correto (concentrar-se em ações nobres), (7) a atenção correta (máxima percepção do presente) e (8) a concentração correta (ter a mente tranquila).

O Nirvana não é um conceito só do Budismo. Existe também no  Hinduísmo sendo encontrado em vários textos hindus tântricos, bem como na Bhagavad Gita. Os conceitos hindus e budistas de Nirvana "não devem ser considerados equivalentes".
----------------------------------------------------------------- Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nirvana
          http://mdemulher.abril.com.br/blogs/100-respostas/vida-simples/o-que-e-nirvana/

Nenhum comentário:

Postar um comentário