domingo, 29 de janeiro de 2012

Curiosidades Religiosas: você conhece o Apocalipse de Adão?

Existem mais de 300 obras que datam dos primórdios do Cristianismo. Muitas delas são atribuídas aos apóstolos e seguidores de Cristo Existem diversas obras do gênero literário apocalipse, diversos evangelhos e epístolas. Mas, todas consideradas apócrifas pela Igreja Católica, cuja decisão é bastante contestada por estudiosos religiosos .

O Apocalipse de Adão é uma dessas obras considerada apócrifas, muito embora não tenha necessariamente ligações com o cristianismo. Por isso, até o momento discute-se se ele é realmente um texto do Gnosticismo Cristão ou se está ligado ao Gnosticismo Judaico. Ele é um dos textos Setianos.

O Apocalipse de Adão foi descoberto em 1945 entre os códices da Biblioteca de Nag Hammadi (códice V) e é um tratado gnóstico escrito em Copta, que é uma antiga língua egipcia.

RESUMO DA OBRA
A obra relata que Adão, no seu 700º ano de vida, conta para o seu filho Seth como ele adquiriu conhecimento sobre o Deus eterno de Eva e que ele e ela são, na verdade, mais poderosos que seu suposto criador. Mas este conhecimento se perdeu na Queda quando o sub-criador - o Demiurgo - os separou.

Adão então relata o aparecimento de três misteriosos estrangeiros que lhe transmitiram a verdade sobre o conhecimento perdido. Dessa verdade surgiu também a geração de Seth e a preservação deste conhecimento.

De posse desses conhecimentos, Adão então profetiza longamente sobre tentativas do deus sub-criador de destruir a humanidade, incluindo a profecia sobre o grande Dilúvio e uma tentativa de destruição pelo fogo, mas que o grande Iluminador virá antes do fim. E quando Ele chegar, treze reinos proclamarão treze lendas conflitantes sobre o Seu nascimento, mas apenas a "geração sem rei" proclamará a verdade.

Nas tradições não-gnósticas, as palavras finas de Adão a Seth podem ser encontradas em "Conflito de Adão e Eva com Satanás", "A vida de Adão e Eva" e no "Testamento de Adão".

Saiba mais sobre outras obras dos primórdios do cristianismo clicando aqui.

Leia o texto do Apocalipse de Adão, conforme tradução do Copta, clicando aqui.
Saiba mais sobre o gènero literário Apocalipse clicando  nos links abaixo:
Desmistificando o Apocalipse
- Entendendo o que seja Apocalipse
- Você sabe o que significa Apocalpse?
-----------------------------------------------------------------
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apocalipse_de_Ad%C3%A3o
          http://misteriosantigos.50webs.com/apocalipse-de-adao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário