quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Curiosidades Religiosas: O NASCIMENTO DE JESUS

Grande parte do que é conhecido sobre o nascimento de Jesus, sua vida e seus ensinamentos é contado pelos Evangelhos canônicos: Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João pertencentes ao Novo Testamento da Bíblia. Os Evangelhos Apócrifos apresentam também alguns relatos relacionados com a infância de Jesus. Os Evangelhos narram os fatos mais importantes da vida de Jesus. Os Atos dos Apóstolos contam um pouco do que sucedeu nos 30 anos seguintes. As Epístolas (ou cartas) de Paulo também citam fatos sobre Jesus.

Notícias não-cristãs de Jesus e do tempo em que ele viveu encontram-se nos escritos de Josefo, que nasceu no ano 37 d.C.; nos de Plínio, o Moço, que escreveu por volta do ano 112; nos de Tácito, que escreveu por volta de 117; e nos de Suetônio, que escreveu por volta do ano 120.

No entanto, é nos Evangelhos de Mateus e de Lucas que se tem melhores informações a respeito da infância de Jesus. Enquanto Mateus foi um dos doze apóstolos, Lucas teria empreendido uma pesquisa dos fatos que na sua época já eram relatados de modo que o seu Evangelho é o que mais contém informações a respeito da vida de Jesus na Terra, antes mesmo do seu nascimento.

Estudiosos afirmam que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, designados pelos romanos  para governar a Judéia.

Os calendários são contados a partir do ano em que se supõe ter nascido Jesus , mas existem muitos equívocos com relação a essa data. Historiadores afirmam que Herodes morreu no ano 4 a.C., assim, Jesus teria nascido 3 anos antes. Historiadores afirma, também, que o censo do povo Judeu,  ocorreu, exactamente, 1 ano após os censos dos outros povos também subjugados ao poder Romano. Os Romanos faziam eses censos para efetuar, além da contagem do povo, a respectiva cobrança de impostos. Os Judeus sempre se opuseram a qualquer tentativa de contagem, por essa razão, esta ocorreu um ano depois de ter ocorrido nos povos vizinhos.

Desde o século IV, os cristãos festejam o Natal, ou nascimento de Cristo, no dia 25 de Dezembro. Esta foi instituída pelos Romanos e é uma adaptação das festas ao deus Sol dos povos pagãos. Portanto, a data real ainda é incerta, ver.


Data exata de nascimento de Jesus

A data de nascimento de Jesus é muito discutida. Devido a falhas de calendários há quem diga que Jesus teria nascido por volta do ano 6 d.C. . Porém, considerando que Jesus nasceu pouco tempo antes da morte de Herodes isto coloca-nos numa data anterior a 4 a.C..

Outra informação, contida na Bíblia, que facilita a localização da data do nascimento de Jesus, foi que este ocorreu a quando José foi a Belém, com sua família para participar do recenseamento do povo judeu.

Os romanos realizavam o recenseamento de todos os povos que dominavam a fim de facilitar a cobrança de impostos, o que se tornou numa valiosa ajuda na localização temporal dos fatos, uma vez que ocorreu exactamente 4 anos antes da morte de Herodes, no ano 8 a.C..

Entretanto, os Judeus, contrários ao pagamento de impostos, dificultaram o quanto puderam para evitar esse censo, que, segundo a história, só feito ano depois do restante império romano, ou seja no ano 7 a.C.. Em Belém, o recenseamento ocorrera no oitavo mês, pelo que se concluiu que, Jesus nascera provavelmente no mês de Agosto do ano 7 a.C..

Outros fatos também ajudam a estimar a data exata. Conforme é relatado pelos textos bíblicos, no dia seguinte ao nascimento de Jesus, José fez o recenseamento da sua família, e um dia depois, Maria enviou uma mensagem a Isabel relatando o acontecimento.

A apresentação dos bebês no templo, bem como a purificação das mulheres teria de ocorrer até aos vinte e um dias após o parto. Jesus foi apresentado no templo de Zacarias, segundo os registos locais, no mês de Setembro num sábado. Sabe-se que Setembro do ano 7 a.C. teve quatro sábados: 4, 11, 18 e 25. Como os censos em Belém ocorreram entre 10 e 24 de Agosto, o sábado de apresentação seria o do dia 11. Logo Jesus teria nascido depois de 21 de Agosto do ano 7 a.C..

Deve-se ressaltar que foram feitas diversas mudanças nos calendários até se chegar ao calendário atual que é o que chamamos de Calendário Gregoriano. Se você saber mais sobre os tipos de calendário que existem ou foram adotados pelos diversos povos, ao longo do tempo, clique aqui.


Foi Constantino, imperador romano , que instituiu o dia 25 de dezembro, como data oficial da festa que celebrava por toda parte o nascimento do Sol, de Horus egípcio, do Mirtha persa, do Phebo grego e romano, etc., e também o de Cristo, permanecendo assim até nossos dias.
---------------------------------------------------------------------------
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nascimento_de_Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário