quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Curiosidades Religiosas: Qual é a diferença entre protestantes e evangélicos?

Tradicionalmente todas as denominações não católicas são tidas como protestantes. Mas, muitas denominações tradicionais, tidas como protestantes autênticas, surgidas no séc. XVI, época da Reforma, procuram se diferenciar das denominações mais novas, até por questões doutrinárias.

Historicamente, o termo protestante vem do documento formal de protesto - Protestatio - que os luteranos apresentaram em uma assembléia em 1529, manifestando a sua oposição à política religiosa adotada pela Igreja Católica. Já o nome evangélico vem do fiel que se submete ao ensinamento contido nas "boas-novas" (evangelium, em latim) trazidas por Jesus. Os protestantes se declaram seguidores do Evangelho - um dos seus princípios durante a Reforma era o da Sola Scriptura ("Só a Escritura", em latim). Isso significava que, para os protestantes, apenas a Bíblia era fonte de revelação suprema, e que não deveria ser permitido à Igreja fazer doutrinas fora dela.”.

Dessa forma, “protestantes históricos" são os luteranos, os calvinistas, os presbiterianos e outras denominações surgidas no século XVI, que se contrapuseram ao monopólio da Igreja Católica sobre a interpretação da Bíblia e reivindicavam que todo e qualquer cristão tivesse acesso as Escrituras, sem intermediários (no caso, os padres, já que, até então, as Bíblias eram escritas em latim). Os protestantes recusavam a idéia de que um único líder - o Papa - deveria guiar os rumos da religião. Sem um "chefe", cada grupo começou a se fragmentar em diversas correntes, com pequenas divergências doutrinárias.

Essa tendência de fragmentação chegou aos dias de hoje, sendo visível algumas diferenças doutrinárias. O que se vê hoje, (não generalizando) é a transformação da fé em mercadoria.

Mas, as atuais denominações evangélicas procuram se diferenciar das seculares, até por entenderem que suas origens não tem relação com a Reforma Protestante.

Atualmente pode-se distinguir, claramente, algumas igrejas, como protestantes pentecostais, não-pentecostais e agora neopentecostais. Assim, por exemplo, a Igreja Luterana seria evangélica não-pentecostal, a Assembléia de Deus, evangélica pentecostal, a Igreja Universal do Reino de Deus, seria neopentecostal. Vale salientar, que algumas correntes não se enquadram nas classificações citadas, como por exemplo, a Igreja Testemunhas de Jeová, Adventistas e Mórmons, que são tidas como Restauracionistas.

Oportunamente, publicaremos nova postagem com a classificação de algumas igrejas, apenas para atender a curiosidade de nossos leitores.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-diferenca-entre-protestantes-e-evangelicos, texto base.
         http://www.recantodasletras.com.br/artigos/412856
     http://nilson-coelho.blogspot.com/2009/02/protestantes-x-evangelicosqual.html
     http://desciclopedia.ws/wiki/Evang%C3%A9lico

Nenhum comentário:

Postar um comentário