segunda-feira, 18 de julho de 2011

O que é Vidência, na visão da Doutrina Espírita ?

O Livro dos Médiuns, nos ensina que, os médiuns videntes são dotados da faculdade de ver os Espíritos. Alguns gozam dessa faculdade em estado normal, guardando lembranças precisas do que viram, enquanto outros só a possuem em estado sonambúlico.

A possibilidade de ver os Espíritos em sonho é também uma espécie de mediunidade, mas não constitui propriamente a mediunidade de vidência, embora, para fins de classificação, alguns a considerem.

O médium vidente acredita ver pelos olhos,como os que tem dupla vista(*), mas na realidade é a alma que vê, e por essa razão eles tanto vêem com os olhos abertos ou fechados.

Devemos distinguir as aparições acidentais e espontâneas, da faculdade propriamente dita de ver Espíritos. As primeiras ocorrem com mais frequências no momento da morte de pessoas amadas ou conhecidas que vem adiverti-nos de sua passagem para o outro mundo. Existem numeros casos dessa espécie, sem falar das ocorrências de visões durante o sono. De outras vezes são parentes ou amigos que, embora mortos há muitotempo, aparecem para nos avisar de um perigo, dar um conselho ou pedir ajuda - é sempre a execução de um serviço que ele não pode fazer em vida ou o socorro das preces. Essas aparições constituem fatos isolados, tendo um caráter individual e pessoal. Não constituem uma faculdade propriamente dita. A faculdade consiste na possibilidade, senão permanente, pelo menos frequente, de ver os Espíritos. É esta faculdade que define o médium vidente.

Existem médiuns videntes que vêem somente os Espíritos evocados, podendo descrevê-los com minuciosa exatidão, inclusive gestos, expressão fisionômica, traços característicos e sentimentos por eles revelados. Outros possuem a faculdade em sentido mais geral, que conseguem ver toda a população espírita do ambiente.

Feito esse preâmbulo concluímos que a vidência, para fins de classificação de fenômenos espíritas, é considerada como sendo uma mediunidade. Mesmo nos casos em que um Espírito amigo mostra um quadro projetado no ambiente astral, ainda assim, é o médium quem vê,embora exista ajuda na formação do quadro, mas não na visão propriamente dita.
(*) a ser abordado oportunamente. 
-----------------------------------------------------
Fonte: O Livro dos Médiuns
          http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/prg-004.html
             http://www.espirito.org.br/portal/artigos/geae/videncia-e-clarividencia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário