terça-feira, 12 de julho de 2011

Curiosidades Bíblicas - Voce sabe o que significa Apocalipse?

Esta postagem, por certo, será objeto de grande controvérsia, como foram algumas anteriores, devido ao fanatismo que move algumas pessoas que levam ao "pé da letra" as Escrituras Sagradas. Esquecem essas pessoas, que trechos das Escrituras, para serem compreendidas, devem ser remetidas ao contexto cultural-histórico da época em que ocorerram os fatos narrados.
O termo "apocalipse" é a transcrição duma palavra grega que significa revelação; todo apocalipse supóe, pois, uma revelação feita por Deus aos homens, revelação de coisas ocultas e só por ele conhecidas, especialmente de coisas referentes ao futuro. É difícil definir a fronteira que separa o gênero apocalíptico do profético, do qual, de certa forma, ele não é mais que um prolongamento. A diferença básica está no fato de que os profetas ouviam as revelações divinas e as transmitiam oralmente; já o autor de um apocalipse recebia suas revelações em forma de visões, que ele consignava num livro. 

Vale salientar, que tais visões não tem valor por si mesmas, mas pelo simbolismo que encerram, pois num apocalipse tudo ou quase tudo tem valor simbólico: os núemros, as coisas, as partes do corpo e até as personagens que entram em cena. Assim, ao descrever uma visão, o vidente traduz em símbolos as idéias que Deus lhe sugere, procedendo por acumulação de coisas, cores, números simbólicos, sem se preocupar com a incoerência dos efeitos obtidos.

Essa técnica foi muito utilizada nos dois séculos que precederam a vinda de Cristo estendendo-se até o século II da era cristã. Poderíamos dizer, que em época mais recente, tais técniccas foram utilizadas por Nostradamus, em suas famosas profécias, embora tenha acrescentado a sua obra aspectos relacionados ao ocultismo. O princípio utilizado é o mesmo.

Brevemente , faremos nova postagem acerca do assunto, desta vez sobre o entendimento da técnica de escrever um apocalipse.
------------------------------------------
Fonte: A Bíblia de Jerusalém - Introdução ao Apocalipse.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário