terça-feira, 24 de maio de 2011

O que é niilismo ? O que se entende por postura niilista da vida ?

As primeiras ocorrências do termo remontam a época da Revolução Francesa, quando foram definidos como "niilistas" aqueles que não eram nem a favor nem contra a Revolução. O niilismo é a doutrina do nada. É uma doutrina relativamente nova, tendo como maior expoente NietzscheEmbora tenha aparecido no século XIX, diz-se que o século XX é o século do niilismo.


A postura niilista da vida é a maneira imediatista do homem ver a vida, sem a salutar confiança no futuro. A idéia de que a vida se resume entre o nascer e o morrer tem sido a grande razão pela qual a humanidade se mantém no atraso moral, sendo por isso, combatida pelo Espiritismo. 


A dúvida sobre o futuro faz com o que o homem concentre seus pensamentos apenas na vida terrena. Sem idéia do porvir, dedica-se inteiramente ao presente, depositando sobre ele todas as suas esperanças de felicidade. Considera os bens terrenos muito preciosos e sua perda causa-lhe pungente dor e sofrimento.

A idéia da nulidade é o mais grave engano da humanidade, o que leva o homem a posturas de extremo egoísmo que tem caracterizado o comportamento em todos os tempos. Com esse pensamento, o homem elaborou seu alicerce em valores transitórios, dando à vida uma importância calcada unicamente na aquisição de riquezas materiais, único bem a que se dispõe adquirir. Tivesse a idéia da conseqüência danosa desse pensamento para a sociedade e para a edificação de seu Espírito imortal, trataria de rever urgentemente seu ponto de vista. 


Sem perspectivas de futuro (para o Espírito) todas as suas lutas resumem-se em superar o outro, em contraponto com o verdadeiro objetivo da vida, que é a superação de si mesmo. Como a idéia da vida futura lhe é vaga, e às vezes resume-se apenas a frágeis concepções religiosas ou filosóficas, trata de suprir apenas o presente, esbaldando-se em esforços nas conquistas da matéria, única coisa real e justificável em sua ótica niilista.
-----------------------------------------------------
Fonte: http://www.espirito.org.br/, com adaptações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário