sexta-feira, 20 de maio de 2011

Como é a hierarquia do movimento espírita? Qem é o líder do Espiritismo no mundo e no Brasil ? Como o movimento faz para se defender de seitas que se intitulam espíritas e que não seguem o kardecismo?

O Espiritismo existe no mundo desde tempos imemoriais, mas como Doutrina tem pouco mais de 150 anos. No Espiritismo não existe um líder supremo, como existe na Igreja Católica, no Islamismo, no Budismo e na maioria das religiões. 


No Movimento Espírita todos são livres para praticarem o Espiritismo, servindo os livros da Codificação como guia religioso e moral para os praticantes. Todos possuem livre arbítrio, portanto, cabe a cada um a responsabilidade do uso dos conhecimentos e faculdades espirituais.


Essa falta de liderança central, por um lado tem vantagens, mas apresenta também seus problemas. A liberdade excessiva e a falta de compromisso com alguma coisa superior, levou ao enfraquecimento das práticas, dando origem a distorções, condutas e pensamentos que envolvem os adeptos da Doutrina Espírita.


Os espíritas nada fazem para se defender daqueles que se intitulam "espíritas", sem o ser. Na maioria das vezes, esperam que o tempo resolva o problema ou freqüentemente nem se importam com isso.
--------------------------------------------------------------------
http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/prg-009.html, com adaptações

Nenhum comentário:

Postar um comentário