terça-feira, 19 de abril de 2011

Você sabia que o termo demônio...

... deriva da palavra grega "daimon" e que não era na Antiguidade, tomada em mau sentido, comos nos tempos modernos? 

Essa palavra não designava exclusivamente seres malfazejos, mas todos os espíritos, em geral, dentre os quais se destacavam os Espíritos Superiores, chamados deuses, e os menos elevados, ou demônios propriamente ditos.

Na mitologia grega, os Daimons eram seres intermediários entre o homem e os deuses, mais tarde descritos como espíritos do mal.

Etmologicamente a palavra "daimon" significa, deus, gênio, inteligência superior, poder divino e era empregada para designar, como já o dissemos,os seres incorpóreos, bons ou maus, sem distinção.Cabe dizer também que, originalmente a palavra demónio, criada pelos gregos, significava a voz interior, ou o deus que vive dentro de nós e nos aconselha, mas também pode ser a fonte de ódio.

Essa denominação passou a ser muito utilizada pela maioria das religiões maniqueístas(*) que existem mundo afora.
----------------------------------------------------------------
(*)O Maniqueísmo é uma filosfia religiosa sincrética e dualística que divide o mundo entre Bem, ou Deus, e Mal, ou o Diabo. A matéria é intrinsecamente má, e o espírito, intrinsecamente bom. Com a popularização do termo, maniqueísta passou a ser um adjetivo para toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do Bem e do Mal.
------------------------------------------ 
Fonte:O Evangelho Segundo o Espiritismo - Introdução
      http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061010180041AAnO4UX
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Dem%C3%B3nio

Nenhum comentário:

Postar um comentário