segunda-feira, 18 de abril de 2011

Curiosidades Bíblicas VII - Quem Foram os Publicanos ?

Assim eram chamados, na antiga Roma, aqueles encarregados da arrecadação das taxas públicas, tipo impostos e rendas de toda natureza, quer na própria Roma ou em partes do Império.O nome publicano se estendeu mais tarde a todos que administravam o dinheiro público e aos agentes subalternos.Esse termo passou depois a ser empregado em sentido pejorativo para designar financistas e pessoas pouco escrupolosa nos negócios e aos que tinham fortuna de procedência duvidosa.


Os judeus não aceitavam pagar impostos causando-lhes irritação e resultando daí inúmeras revoltas, fazendo do caso uma questão religiosa. Os judeus tinham horror ao imposto e, em consequência, a todos os que se encarregavam de arrecadá-los. Daí a aversão que tinham pelos publicanos, entre os quais podiam encontrar-se pessoas estimáveis, mas que, em virtude de suas funções eram desprezadas, juntamente com as pessoas de suas relações e confundidos na mesma reprovação. Os judeus de destaque consideravam um comprometimento ter intimidade com eles.

Alguns publicanos converteram-se ao Cristianismo, como por exemplo, o apostólo Mateus, o Evangelista e Zaqueu que era um homem rico e um dos principais publicanos à época de Cristo e que segundo as Escrituras, a quem Jesus teria pedido abrigo em sua casa.
--------------------------------------------------------
Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Introdução.
       http://pt.wikipedia.org/wiki/Mateus_Evangelista
       http://pt.wikipedia.org/wiki/Zaqueu_de_Jerusal%C3%A9m

Nenhum comentário:

Postar um comentário