segunda-feira, 18 de abril de 2011

Curiosidades Bíblicas VI - Quem foram os Fariseus ?

Fariseu vem do hebreu parasch (divisão, separação) e era o nome dado a mais influente das seitas judias. Seu fundador foi Hillel, doutor judeu nascido na Babilônia e fundador de uma escola célebre que ensinava que só devia se acreditar nas Escrituras. Sua origem remonta a 180 ou 200 antes de Cristo.

Para os fariseus a tradição constituía parte importante da teologia judaíca, que consistia numa compilação das interpretações sucessivas dadas sobre o sentido das Escrituras e tornadas artigos de dogma. 

Os fariseus foram perseguidos em diversas épocas, especialmente sob o reinado de Hircano, soberano pontífice e rei dos judeus, Aristóbulo e Alexandre, rei da Síria. No entanto, foi Alexandre, rei da Síria que lhes restituiu as honras e os bens, e consequentemente o poder que durou até a ruína de Jerusalém, no ano 70 da Era Cristã, quando então o seu nome desapareceu, em consequência da dispersão dos judeus.

Os fariseus tomavam parte ativa nas controvérsias religiosas e eram servis observadores das práticas exteriores do culto e das cerimônias, cheios de zelo ardente de proselitismo, inimigos dos inovadores, mas que, sob as aparências meticulosa de devoção, ocultavam costumes dissolutos, muitop orgulho e desejos de dominação. Para eles a religião era apenas um meio para chegar a seus fins do que objeto de sincera fé. Da virtude só guardavam a ostentação e as exterioridades, exercendo por isso, grande influência sobre o povo a cujos olhos passavam a imagem de santas criaturas. Essa era a razão de serem poderosos em Jerusalém.

Acreditavam, ou pelo fingiam acreditar, na Providência, na imortadalidade da alma, na eternidade das penas e na ressurreição dos mortos. JESUS, que prezava sobretudo a simplicidade e as qualidades do coração, que, na lei, preferia o espírito que vivifica, à letra, que mata, se aplicou, durante toda a sua missão, a lhes desmascarar a hipocrisia, transformando-os, em consequência disso, em seus inimigos obstinados. Foi por isso que eles se ligaram aos príncipes dos sacerdotes para amotinar o povo contra JESUS e eliminá-lo, conforme conta as Escrituras, no Novo Testamento.
--------------------------------------------------
Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Introdução

Nenhum comentário:

Postar um comentário