domingo, 17 de abril de 2011

Curiosidades Bíblicas IV - Quem eram os Essênios ?

Essênios ou Esseus era uma seita judia que existiu por volta do ano 150 antes de Cristo, ao tempo dos macabeus, e cujos membros, habitavam uma espécie de mosteiro e formavam entre si um tipo de associação moral e religiosa. 

Distinguiam-se pelos costumes brandos e pelas virtudes austeras, ensinavam o amor a DEUS e ao próximo, a imortalidade da alma e acreditavam na ressurreição. Viviam em celibato, condenavam a escravidão e a guerra, se entregavam a agricultura e seus bens eram em comunhão da seita.

Tinham uma filosofia diferente das demais seitas judias. Eram contrários aos saduceus que negavam a imortalidade da alma, bem como dos fariseus de rigidas práticas exteriores e de virtudes apenas aparentes, nunca os essênios tomaram parte nas querelas que dividiam as duas seitas. 

O gênero de vida dos essênios se assemelhava ao dos primeiros cristãos, e os princípios morais que professavam levaram algumas pessoas a supor que Jesus fizera parte dessa seita, antes do começo de sua missão pública. É certo que Jesus deve tê-la conhecido, mas não há provas que houvesse se filiado a ela, sendo, pois, hipotético tudo quanto se escreveu a esse respeito(*).
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
(*) A Morte de Jesus, supostamente escrita por um irmão essênio, é uma obra apócrifa, escrita para servir a determinada opinião e traz em si mesma a prova da sua origem moderna,
----------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Introdução

Nenhum comentário:

Postar um comentário