sexta-feira, 15 de abril de 2011

Curiosidades Bíblicas I - Quem foram os Samaritanos ?

Para que possamos compreender certas passagens bíblicas faz-se necessário o conhecimento do valor e o contexto histórico de várias palavras empregadas na Bíblia e que caracterizavam os costumes e a sociedade judia da época.Iniciaremos falando sobre os SAMARITANOS.

Após o cisma das dez tribos, Samaria tornou-se a capital do reino dissidente de Israel, tendo sido destruída e reconstruída várias vezes. Foi sob o domínio romano a sede administrativa da Samaria, uma das quatro divisões da Palestina, tendo Herodes a embelezado com a construção de suntuosos monumentos, tendolhe dado o nome de Augusta em homenagem ao Imperador Augusto.

Os samaritanos estiveram quase sempre em guerra com os reis de Judá. Aversão profunda perpetuou-se entre os dois povos, datando ainda da época da separação, que evitavam todo tipo de relações. Os samaritanos, para tornarem mais profundas a cisão e não terem de ir a Jerusalém para a celebração das festas religiosas, construíram para si um templo particular e adotaram algumas reformas. Somente admitiam o Pentateuco, que continha a lei de Moisés e rejeitavam todos os outros livro, que a esse foram depois anexados. Seus livros sagrados eram escritos em caracteres hebraicos da mais alta antiguidade. Aos olhos dos judeus ortodoxos, eles eram heréticos e, portanto, desprezados e perseguidos. O antagonismo das duas nações tinha, pois, por único princípio a divergência das opiniões religiosas, embora suas crenças tivessem a mesma origem. Eram os protestantes daquele tempo.

Ainda nos dias de hoje se encontram samaritanos em algumas regiões do Mediterrâneo oriental, particularmente na região de Nablus e em Jafa. Observam a lei de Moisés com mais rigor que os outros judeus e só se casam entre si.
---------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo, Introdução